Encerramento - Semana

Semana da Física: homenagens e premiações marcam encerramento

Por Diene Batista. Em 25/11/22 11:29. Atualizada em 25/11/22 13:38.

Evento contou com 200 inscritos e, pela primeira vez, foi coordenado apenas por mulheres

Texto: Diene Batista, agente de Comunicação do IF/UFG

Fotos: Comissão Organizadora da Semana da Física

Marcada pelo retorno ao formato presencial após duas edições remotas, a XXXIX Semana da Física do Instituto de Física (IF) da UFG contou com homenagens e premiações em seu encerramento. A cerimônia está disponível no canal do YouTube do IF e pode ser acessada aqui. Neste ano, a Semana da Física teve como tema central Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23 (IYBSSD, sigla em inglês) e foi realizada de 8 a 11 de novembro.

Durante quatro dias, os 200 inscritos puderam acompanhar 12 palestras, entre remotas e presenciais, nove minicursos, duas mesas-redondas e visitação ao Pátio da Ciência. Na abertura, o físico Ricardo Galvão, da Universidade de São Paulo (USP), apresentou estudo da Sociedade Brasileira de Física (SBF) sobre a situação atual da educação e da ciência brasileira.

Entre os participantes, discentes e pesquisadores da UFG, do Instituto Federal de Goiás (IFG), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal de Pelotas (Ufop) e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Pela primeira vez, o evento, que é realizado desde 1984, foi coordenado por três mulheres. As docentes Hermínia Pessoni, Cássia Alessandra Marquezin e Andréia Luisa da Rosa comandaram uma comissão organizadora formada por graduandos, pós-graduandos e servidores técnicos-administrativos. As transmissões de palestras virtuais teve a colaboração dos discentes do Grande Grupo de Pesquisa (GGP) do Instituto.

"Trabalhamos em time para a realização desse evento e espero que os temas que abordamos durante as palestras, as mesas-redondas, tenham auxiliado na formação de vocês, nas reflexões necessárias, tanto científicas como sociais", desejou a professora Hermínia, destacando os desafios para a realização do evento em um contexto pós-pandemia.

Professoras - Comissão
A partir da esquerda, professoras Andréia Luisa da Rosa, Cássia Alessandra Marquezin e Hermínia Pessoni:
comissão organizadora da XXXIX Semana da Física

Mesas-redondas e homenagens

A presença de mulheres na ciência, aliás, foi tema de mesa-redonda realizada no último dia do evento e mediada pela professora Hermínia, no período da manhã. Participaram as docentes Andréa Rodrigues Chaves, do Instituto de Química (IQ), e Rafaella de Castro Georg, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e Amanda Bousi Gazon Milani, do Instituto de Matemática e Estatística (IME), que partilharam seus desafios e experiências.

Já no período da tarde, a história do IF e da Semana da Física foi retomada em mesa com a participação do ex-reitor da UFG Orlando Afonso Valle do Amaral e do professor Nelson Cardoso do Amaral, precursores do evento; do professor emérito Fernando Pelegrinni; e do vice-diretor do Instituto, professor Ardiley Torres Avelar. Neste ano, o IF completou 25 anos de existência. O diretor do IF, professor Lauro June Queiroz Maia, mediou a atividade, que pode ser conferida clicando aqui.

Em seguida à mesa, os professores Orlando, Nelson e Fernando foram homenageados pela Comissão Organizadora da Semana da Física, com placas em reconhecimento à contribuição ao Instituto e à UFG.

Premiações

O sessão de pôsteres contou com 34 apresentadores de trabalho, avaliados por uma comissão formada pelos professores Renato Pessoa, Herbet de Castro Georg, Ricardo Costa de Santana, Vanuildo Carvalho e Sebastião Mendanha. "Foi uma sessão de alto nível, com muitas discussões, um momento excelente", destacou a professora Hermínia.

Posteres - SF2022
Participantes acompanham apresentação e pôsteres: momento formativo

O estudante de Física Médica Gustavo Lopes Gonçalves teve o trabalho Aplicação baseada em MATLAB para análise, pós-processamento de imagens e controle de qualidade de imagens de SPECT escolhido como o melhor pôster. O discente é orientado pelo professor Emerson N. Itikawa.

Recém-graduado no curso de Física Médica, Paulo Vitor Pellozo teve seu pôster Determinação da eficiência de conversão fototérmica de nanopartículas voltadas para o tratamento do câncer escolhido como o segundo melhor do evento. O estudante foi orientado pelo docente Andris Bakuzis.

O melhor pôster recebeu como prêmio a obra Introdução à Computação e Informação Quântica, do professor Norton Gomes de Almeida, do IF/UFG, lançado no encerramento da Semana da Física, e também a obra O Livro do Gênesis Fracionado, do professor Ivo de Almeida Marques.

O Prêmio Discente Destaque do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) do IF/UFG também foi entregue no encerramento do evento para o doutorando Pedro Henrique Santos Bento, ele apresentou o trabalho "Transporte quântico em cavidades caóticas com barreiras de tunelamento". Veja mais informações clicando aqui

Fonte: Comunicação IF/UFG

Categorias: Semana da Física 2022 Semana da Física