Física Médica

Por Berta Junqueira Em 09/05/14 17:05 Atualizada em 16/10/23 11:10

Descrição do Curso

O curso de Física Médica é uma fusão das áreas de Física Aplicada à Medicina e Biofísica.

A Biofísica geralmente concentra-se na determinação das estruturas das moléculas biológicas, tais como proteínas e DNA. Atualmente, existem muitas técnicas físicas disponíveis e em desenvolvimento que são capazes de fornecer informação sobre a dinâmica molecular e que nos permite observar processos físicos na célula viva. Estes desenvolvimentos estão favorecendo o crescimento de atividades interdisciplinares de investigação em ciências físicas, biológicas e medicina.

A Física Médica,  por sua vez, ocupa-se com a aplicação de técnicas experimentais e teóricos da física para diagnóstico e tratamento médico. Esta área, inicialmente cresceu a partir do envolvimento de físicos no uso de radiações ionizantes, tanto para diagnóstico quanto aplicações terapêuticas. E a cada dia não para de crescer o número de físicos que são empregados nos serviços hospitalares neste campo.

A área de Física Médica é uma ciência fundamental em rápido crescimento. Técnicas da física são cada vez mais exploradas tanto pela biologia quanto pelas ciências da saúde para medição e análise de dados. Desenvolvimentos em bionanotecnologia e instrumentação para Biologia e Medicina estão entre os setores líderes da economia mundial de alta tecnologia.

O Curso de Física Médica é essencialmente um curso de Física Geral que usa o corpo humano como modelo de estudo. O curso destina-se a apresentar aos estudantes conceitos básicos de Física Geral e outros conceitos da Física que se aplicam ao corpo humano. Os alunos adquirem uma compreensão básica de anatomia humana e fisiologia que se aplica à física. Este é um excelente curso para os alunos que estão interessados em interagir no campo da medicina, bionanotecnologia médica, tecnologia e ciências aplicadas.

O Curso de Física Médica da UFG é oferecido pelo Instituto de Física e prioriza os fundamentos teóricos em aplicações médica de lasers, técnicas ópticas e espectroscópicas, aplicações das radiações para diagnóstico e tratamento, bionanotecnologia e instrumentação biomédica. O curso também apresenta os princípios físicos básicos e métodos matemáticos subjacentes às várias modalidades de imagens médicas, além de combinar o programa do núcleo comum da física com cursos de química orgânica e inorgânica, introduz uma seleção de cursos de biologia moderna.

Uma característica única deste curso é que ele formará graduandos preparados para seguir carreira profissional em hospitais, clínicas, empresas, indústria e como profissional liberal. Ao mesmo tempo, prepara os estudantes (versado em ciências físicas e biomédicas, e proficientes em matemática) para atuarem em pesquisa avançada em programas de Pós-graduação em Biofísica, Engenharia Biomédica e Física Médica. Muitos programas de pesquisa da UFG oferecem oportunidades para estudantes de graduação interessados em física, biologia e medicina.

A marca registrada da ciência biomédica e da tecnologia é o seu caráter multidisciplinar. Neste contexto, o currículo é singularmente adaptado para possibilitar que os alunos realizem conexões entre o mundo real e o ambiente clínico, favorecendo a aprendizagem em sala de aula. Além de estimular habilidades e competências empreendedoras no estudante.

IF - Conhecendo a Física Médica

Estude na UFG - Física Médica

Documentos e outras informações importantes

Coordenação de Curso