Resultados

Por Diene Batista En 05/05/22 12:16 Actualizado en 05/05/22 13:03

Rede de Laboratórios Integrados em Fotônica (LIFóton) do Instituto de Física (IF) da UFG apresenta-se com resultados extremamente positivos que se expressam, principalmente, por meio da sua produção científica que contabiliza 86 artigos nos últimos quatro anos*. Tem, ainda, quatro patentes: duas na área da energia e duas na área da saúde, além de dois exemplos de sucesso da integração entre o mundo acadêmico e empresarial, por meio  da cooperação com empresas. O sucesso dessa cooperação empresarial teve um impacto superior a meio milhão de reais.

Os principais resultados do LIFóton estão relacionados à otimização das propriedades estruturais, ópticas e espectroscópicas de compostos inorgânicos estáveis e não tóxicos, com excelentes resistências térmicas, mecânicas e químicas, tendo efeitos ópticos, como: processos ópticos não lineares, efeito de laser randômico, displays e nanotermometria em sistemas biológicos, entre outros.

Além destes notáveis resultados em sistemas inorgânicos, a exploração de sistemas orgânicos, em particular através da caracterização fotofísica e fotoquímica de moléculas orgânicas e sua aplicação fotodinâmica em micro-organismos e na Medicina Veterinária, são de extrema importância para a área da saúde humana e animal. A complementação destes resultados expressivos é obtida através da caracterização óptica não linear de sistemas inorgânicos e orgânicos, avaliando o potencial destes compostos de serem utilizados, por exemplo, como biomarcadores fotoluminescentes ativados via absorção multifotônica.

O LIFóton ainda apresenta resultados experimentais na área da óptica quântica, investigando efeitos de termodinâmica quântica através da polarização e do momento angular orbital dos fótons. Mais ainda, resultados de simulações também foram obtidos tanto na parte da determinação da primeira hiperpolarizabilidade molecular, absorção de dois fótons e simulação de estados quânticos no perfil transversal de feixes paraxiais e monocromáticos sujeitos a potenciais que levam à Localização de Anderson de fótons.

(* Informações atualizadas até junho/2021;  página atualizada em maio/2022)