Física na Escola
Apresentação
O projeto "Física na Escola" oferece às instituições de Ensino Fundamental, Médio e Técnico palestras gratuitas a serem ministradas pelos professores e técnicos do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Goiás (UFG) nas instituições solicitantes.
Os temas são variados, e abordam desde temáticas curriculares da disciplina de Física até assuntos científicos que possam despertar interesse aos estudantes do Ensino Médio, obviamente, tais assuntos estão correlacionados às linhas de pesquisas desenvolvidas no IF-UFG. Com essa atividade, as instituições solicitantes poderão oferecer aos seus estudantes um momento de interação com a UFG, agregando diferentes perspectivas sobre os temas discutidos em sala de aula e trazendo temáticas atuais da Física, colaborando para a formação de um cidadão mais informado, sendo capaz de avaliar o significado das evoluções científicas e tecnológicas à sua volta, tornando a sua escolha profissional mais consciente.
Para solicitar uma palestra, a instituição poderá escolher o assunto a partir da lista de palestras apresentada abaixo. Uma vez escolhida a palestra, deve-se formalizar a solicitação enviando um e-mail para a Secretaria de Extensão ou para a Coordenação do Projeto “Física na Escola”.
Agendamento e mais informações
Secretaria: (62) 3521-1014
Coordenação: Prof. Marcus Carrião (mscarriao@ufg.br)
Palestras disponíveis
Simulando o mundo microscópico no computador: da molécula ao vírus.
Prof. Dr. Herbert de Castro Georg
Nesta palestra mostraremos, de forma bastante ilustrativa, as possibilidades que as técnicas de simulação computacional nos oferecem para se estudar as propriedades da matéria em nível microscópico, onde ela é regida pelas leis da mecânica quântica, com aplicações na Física, Química e Biologia.
Física Computacional? O que é e o que faz...
Prof. Dr. Guilherme Colherinhas
Nesta palestra abordamos como o desenvolvimento e a evolução de métodos computacionais têm sido aplicados para o estudo de novos materiais e tecnologias utilizando conceitos da física. Discutimos aspectos teóricos que permeiam a área de desenvolvimento de nanomateriais e algumas aplicações com o objetivo de demonstrar aos estudantes do Ensino Médio como os conceitos que eles estudam na disciplina de física podem estar relacionados com as novas e futuras tecnologias e como tais descobertas são realizadas utilizando-se recursos computacionais.
Inteligência Artificial e a Pesquisa Científica
Prof. Dr. Guilherme Colherinhas
Nesta palestra é abordado conceitos básicos de Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina com o objetivo de descrever como podem ocorrer aplicações desses conhecimentos em algumas áreas do conhecimento, especialmente onde há conceitos físicos, químicos e/ou biológicos envolvidos, tais como: ciências de materiais, investigação de fármacos, melhoramento de exames de imagens, entre outros. Os estudantes do Ensino Médio terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Inteligência Artificial e compreender como esta técnica influencia o mundo atualmente, desde sua utilização em celulares até a sofisticadas aplicações em medicina.
Da filosofia à terceira revolução quântica
Prof. Dr. Norton G. de Almeida
Nessa palestra faremos uma introdução aos problemas de fundamentação na mecânica quântica envolvendo o emaranhamento ou entrelaçamento quântico. Esses problemas, até 1935, eram tratados como não mais que discussões filosóficas de interpretação da mecânica quântica. Em 1935 John Bell propôs uma desigualdade que mudou radicalmente a situação, abrindo a possibilidade de testar experimentalmente as implicações consideradas "estranhas" por todos os físicos da época. Com os testes experimentais mostrando novos fenômenos previstos pela mecânica quântica, inaugurou-se a era das revoluções em tecnologia quântica, incluindo a informação e a comunicação quânticas.
Os impactos da Biofísica
Profª. Drª. Cássia Alessandra Marquezin
Após definirmos o que é Biofísica, mostraremos diversos exemplos de aplicações e resultados de impacto em áreas como Medicina, Farmácia, Biotecnologia, etc. Ao término da palestra, os estudantes compreenderão a importância e a necessidade da interdisciplinaridade nas fronteiras de pesquisa atuais.
Mulheres cientistas, onde estão vocês?
Profª. Drª. Cássia Alessandra Marquezin
Nesta palestra falaremos da necessidade urgente de cientistas no Brasil e no Estado de Goiás. Discutiremos os caminhos a serem percorridos, desde a escolha da profissão até o pós-doutoramento, passando pela graduação. Embora a interdisciplinaridade venha ocupando um espaço cada vez maior no desenvolvimento de tecnologias e no avanço da ciência, é fundamental que uma equipe multidisciplinar de cientistas seja formada por profissionais cuja formação básica seja sólida e em áreas bem definidas, como é o caso da Física. Existem contribuições e soluções que somente podem ser fornecidas por profissionais das ciências exatas e, nesta palestra, convidamos vocês a conhecerem este universo intrigante, promissor e tão necessário que é uma carreira científica.
O que são as interações fundamentais da Natureza?
Prof. Dr. Fábio Braghin
Iniciamos com uma breve discussão do porquê é importante investigar e entender as Leis da Natureza. No nosso dia a dia, tudo acontece por ação de diferentes tipos de forças, normalmente forças de contato entre dois objetos que levam por exemplo aos nossos movimentos, aos veículos se movimentarem e tudo mais. No entanto se pudéssemos usar um "super microscópio" para analisar a origem física e microscópica das interações até o nível das partículas elementares veríamos muitas coisas e efeitos muito diferentes. Ao mesmo tempo, as leis físicas da nossa realidade no dia a dia são bem diferentes das leis físicas observadas em um nível mais microscópico. Neste nível mais fundamental conhecemos quatro tipos de interações fundamentais (gravitacional, eletromagnética, nuclear forte e nuclear fraca) as quais vamos discutir na palestra. Por fim, apresentamos indícios astrofísicos e cosmológicos que levam a grandes expectativas de que haja pelo menos mais uma interação fundamental - que ainda não conhecemos.
Altos e baixos no mundo colorido dos estranhos, belos e charmosos quarks e glúons: um mundo microscópico top!
Prof. Dr. Fábio Braghin
Iniciamos com uma breve discussão do porquê é importante investigar e entender as Leis da Natureza. Dentre as partículas elementares conhecidas atualmente existem algumas que garantem a estrutura e estabilidade do núcleo atômico (neutrons e prótons) através da interação nuclear forte: são os quarks e gluons. Estando em um nível da realidade física muito difícil de ser acessado, e super diferente do que estamos acostumados a pensar, são necessários grandes aceleradores de partículas para observar suas manifestações. Nesta palestra vamos expor alguns desenvolvimentos que levaram a este paradigma e algumas das principais ideias que parecem se manifestar neste nível fundamental e cheio de mistérios da Natureza.
Fissão nuclear
Prof. Dr. Abraham Ortega Paredes
O processo de fissão nuclear parece, a primeira vista, um aspecto complicado de entender, resumidamente a fissão nuclear é o processo de divisão do núcleo de um elemento químico pesado em dois outros elementos mais leves e de massa aproximada. Em nossa conversa abordaremos conceitos básicos sobre este fenômeno e suas diversas utilidades.
Alice no país da microscopia
Drª. Tatiane Oliveira dos Santos
O que é e para que serve? Nessa conversa, abordaremos os principais aspectos da microscopia que tem possibilitado a observação e exploração do que até então era invisível ao olho humano e que passou a ser visto e explorado com o auxílio da microscopia.
Buracos negros multidimensionais e sistemas quânticos fortemente interagentes
Prof. Dr. Romulo Rougemont
Nesta palestra, inicio discutindo as 4 interações fundamentais atualmente conhecidas na natureza (gravitação, eletromagnetismo e as forças nucleares fraca e forte), e como elas descrevem parte do nosso universo observável (mencionarei brevemente também aspectos do universo ainda bastante desconhecidos, como a matéria escura e a energia escura). Das 4 interações fundamentais, apenas a gravitação apresenta dificuldades matemáticas severas ao ser submetida ao processo de quantização. Neste contexto, a Teoria de Supercordas surge como a principal candidata à uma Teoria Quântica da Gravitação, requisitando matematicamente um universo com 10 dimensões espaço-temporais. Mencionarei como a Teoria de Supercordas, por meio da chamada Dualidade Holográfica, envolvendo buracos negros multidimensionais, tem auxiliado na investigação de diversas propriedades físicas de sistemas quânticos fortemente interagentes, tais como novos estados da matéria de quarks e glúons produzidos em colisões de partículas de altas energias (e, talvez, também no interior de estrelas de nêutrons), supercondutores de altas temperaturas, etc.
A Física do Futebol
Prof. Dr. Salviano A. Leão
O futebol é o esporte mais popular do Brasil e do mundo. Nesta palestra será discutido os efeitos aerodinâmicos, responsáveis por alguns dos movimentos da bola de futebol. Será discutido o fenômeno chamado de "crise do arrasto" e o efeito Magnus que é relevante quando a bola em seu voo possui um movimento de rotação. A luz desses dois efeitos no movimento da bola, alguns lances serão analisados.
O curso de Física Médica na UFG
Prof. Dr. Jonas Oliveira da Silva
A palestra tem por objetivo apresentar o curso de graduação em Física Médica da UFG, bem como a formação básica e avançada dos(as) bacharéis e bacharelas em Física Médica formados(as) na UFG. Serão apresentados também um panorama da profissão no Brasil e as áreas de atuação deste(a) profissional nas áreas clínicas, de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico.
O Universo de Einstein
Prof. Dr. Lucas Chibebe Céleri
Desde seu surgimento, o ser humano sempre olhou para o céu em busca de seu entendimento. Ao longo dos séculos, o conhecimento se acumulou e evoluiu de maneira impressionante. Desde modelos fortemente baseados em crenças religiosas até a relatividade geral, passamos pelo geocentrismo, heliocentrismo e a descoberta da gravitação universal por Isaac Newton, apenas para citar alguns poucos. Nesta palestra apresentamos de maneira didática a evolução destes conceitos até chegarmos em nossa descrição mais moderna, baseada na teoria da relatividade geral desenvolvida por Albert Einsten no início do século XX.
O Maravilhoso Mundo dos Quanta
Prof. Dr. Lucas Chibebe Céleri
Diz-se que entramos no século quântico. Por todos os lados vemos surgir a palavra quântico: colchões quânticos, energia quântica, cura quântica, etc... Mas o que, de fato, a física nos diz sobre o mundo quântico? Nesta palestra vamos abordar os elementos que nos levaram à descoberta da teoria quântica, seu significado e suas verdadeiras aplicações tecnológicas, como os computadores quânticos que já são uma realidade.
Plásticos elétricos? Polímeros condutores e sua versatilidade para (bio)sensores
Prof. Dr. Hugo José Nogueira Pedroza Dias Mello
Os polímeros condutores são uma classe de materiais que possuem duas características, a priori, antagônicas: são orgânicos em sua estrutura, como a borracha, mas, apresentam condutividade elétrica, como os metais. Dessa forma, possuem vantagens quando utilizados em diversos dispositivos eletrônicos modernos. Especialmente, podem ser aplicados em sensores e biossensores, muito importantes para a ciência moderna. Nesta palestra, trataremos não apenas sobre o que são, em essência, os polímeros condutores, mas também sobre os fundamentos de biossensores e como essas duas áreas se conectam.
O Curso de Engenharia Física na UFG. O que é e para que serve?
Prof. Dr. Ricardo Costa de Santana
Neste seminário será apresentado o curso de Engenharia Física da Universidade Federal de Goiás, suas características peculiares, forma de ingresso, número de vagas, grade curricular e infraestrutura experimental. Este curso teve início no Instituto de Física da UFG em 2013, sendo voltado para estudantes que têm aptidão tanto para a física, como para a engenharia. Ele visa a preparação de um profissional com sólida formação em matemática e física, complementada por uma formação geral nas disciplinas e métodos específicos da engenharia. O resultado é um profissional diferenciado, capaz de atuar em áreas multidisciplinares nos setores de ciência, tecnologia e inovação. Ao final do curso o egresso estará preparado para trabalhar no desenvolvimento, fabricação e aplicações de dispositivos tecnológicos avançados, com ênfase naqueles derivados das propriedades da matéria condensada e, de modo geral, em todos os campos da engenharia e processos tecnológicos que requeiram uma formação sólida em física. Dadas às características do curso, com forte ênfase em ciência, matemática e engenharia, os estudantes estarão preparados para estudos avançados de pós-graduação em física, física aplicada, engenharia e ciência de materiais.
Materiais emissores de luz sensíveis à temperatura - fundamentos e aplicações
Prof. Dr. Ricardo Costa de Santana
Nos últimos anos, a pesquisa de materiais baseados em lantanídeos trivalentes têm atraído interesse crescente devido às suas potenciais aplicações em campos diversos da tecnologia e ciência, tais como o de materiais orgânicos emissores de luz (OLEDs) que podem ser de componente único (vermelho, verde ou azul) ou de largo espectro (luz branca), eles podem ser alternativas de baixo custo para aplicações em sistemas de tela plana e tecnologia de iluminação. Também podem ser utilizados como sensores ópticos de temperatura, ou como marcadores biológicos, entre outros tipos de aplicações. Neste seminário serão apresentados resultados recentes de estudos ópticos das propriedades luminescentes dependentes da temperatura de complexos de lantanídeos (Dy, Eu, Tb) com ligantes orgânicos e inorgânicos e suas potenciais aplicações como dispositivos emissores de luz ou como termo sensores, como parte de uma linha de pesquisa que estamos desenvolvendo no IF em conjunto com colaboradores das Universidades de Chile e Santiago de Chile. engenharia e ciência de materiais.
As bases físicas da vida!
Prof. Dr. Sebastião Mendanha
A forma como as grandes moléculas, as quais estão em toda parte na biologia, se organizam e interagem definem a função de cada célula de nossos corpos. Nesta palestra exploraremos as bases físicas que definem como as células se organizam e se comportam a partir das moléculas que as constituem, ressaltando a importância de uma abordagem multidisciplinar, integrando a física e a biologia, para avançar na compreensão dos princípios físicos que governam a organização de estruturas complexas. Ao fazer isso, podemos desvendar os segredos da vida em níveis mais profundos e abrir novas perspectivas para a pesquisa biomédica.
A (r)evolução das nanopartículas lipídicas
Prof. Dr. Sebastião Mendanha
A pesquisa básica sobre lipídios tem sido essencial para o avanço da ciência e da (nano)tecnologia aplicada a área da saúde. Nesta apresentação, vamos explorar a trajetória do desenvolvimento das nanopartículas lipídicas, desde sua criação até as mais recentes aplicações no tratamento e diagnóstico de diversas doenças. Serão discutidas as contribuições mais significativas dessa abordagem, que proporciona opções terapêuticas inovadoras baseadas na utilização da nanotecnologia.
A Física impacta a Medicina?
Prof. Dr. Andris Bakuzis
Nesta palestra vamos fazer um levantamento histórico das intervenções na saúde e na medicina provenientes de grandes descobertas da Física. O que mudou na saúde humana após a invenção da geladeira? Um equipamento semelhante ao forno microondas pode ser usado para o tratamento de câncer? Qual o impacto das técnicas de imagem, em especial da ressonância magnética, para a medicina moderna? O que é a nanomedicina e como ela foi relevante no combate à pandemia de COVID19? Vamos conhecer a contribuição de grandes cientistas, como os ganhadores do Prêmio Nobel em Física, Wilhelm Röntgen, Marie Curie, Felix Bloch, entre outros.
Para que serve um material supercondutor?
Prof. Dr. Vanuildo Silva de Carvalho
Os supercondutores são materiais que apresentam ausência de resistência elétrica e de fluxo de campo magnético no seu interior, quando algum parâmetro termodinâmico ou de controle decresce abaixo de um certo valor crítico. Embora os primeiros materiais supercondutores tenham sido descobertos há mais de um século, a pesquisa científica nessa área continua progredindo continuamente. De fato, isso é confirmado pela descobertas nas últimas décadas de materiais supercondutores com altas temperaturas críticas e pela compreensão de alguns dos mecanismos microscópicos responsáveis pela formação do estado supercondutor. Nesta palestra, falarei dos mais recentes desenvolvimento na área de supercondutividade e como materiais que apresentam esse fenômeno podem ser utilizados no desenvolvimento de novas tecnologias como, por exemplo, computação quântica.
Computação Quântica: A Próxima Revolução Tecnológica Já Começou
Prof. Dr. Guilherme Luiz Zanin
Desde o início da computação a evolução do poder computacional está diretamente correlacionada a nossa capacidade de miniaturização dos transistores. Segundo a Lei de Moore a nossa capacidade computacional iria dobrar a cada 48 meses. Entretanto, nossos transistores estão chegando a tamanhos próximos dos átomos de silício que os compõem. A computação clássica apesar de estar avançando a passos largos tem dificuldade computacional de estudar de forma eficiente vários sistemas, tais como sistemas quânticos, realizar fatoração de números primos entre outros. Como uma forma de estudar este tipo de sistemas quânticos Richard Feynman propôs a utilização de “ingredientes quânticos” para o estudo deste tipo de sistemas. Nos anos seguintes nasceu a chamada computação quântica, que ao utilizar propriedades únicas de sistemas quânticos nos permite realizar estes estudos de forma mais eficiente. Neste seminário partiremos da computação clássica, discutindo a noção do bit, para então entrar nos qubits (bits quânticos) e outros efeitos que podem tornar este tipo de computação mais eficiente. Discutiremos o estado da arte e aplicações reais já sendo utilizadas nas mais diversas aplicações a nível mundial desde pesquisas até a indústria.