Capa Divulga Ciência

Professor do IF/UFG ministra palestra em workshop internacional sobre materiais inteligentes para aplicações biomédicas

By Thaynã Silva. On 12/08/25 11:51 . Updated at 12/08/25 13:32 .

O professor Dr. Andris Bakuzis participará como palestrante convidado do International Workshop on Smart Materials for Biomedical Applications 2025

O professor Dr. Andris Bakuzis, do Instituto de Física da UFG, é um dos palestrantes internacionais convidados do International Workshop on Smart Materials for Biomedical Applications 2025 (SMARTBIO’25), evento online que será realizado de 16 a 20 de dezembro de 2025. A atividade integra a programação de um workshop que reúne pesquisadores e profissionais de diferentes países para discutir avanços em materiais, dispositivos e tecnologias voltados à área da saúde.

A palestra do professor Bakuzis, intitulada “MRI-guided Photothermal Cancer Therapy”, apresentará uma estratégia teranóstica que alia o desenvolvimento de nanopartículas capazes de atuar simultaneamente como agentes de contraste em exames de ressonância magnética (MRI) e como agentes terapêuticos, gerando calor sob a ação de laser no infravermelho próximo. Técnicas de termometria para monitorar em tempo real a terapia fototérmica também serão discutidas, destacando o potencial dessas abordagens para aumentar a segurança e a eficácia de tratamentos oncológicos minimamente invasivos.

O workshop abordará temas como nanomateriais, nanocompósitos, revestimentos e materiais funcionais para diagnóstico, terapias, sensoriamento e medicina regenerativa, além de biossensores, sistemas inteligentes de liberação de fármacos, biointerfaces, engenharia de tecidos e dispositivos vestíveis ou implantáveis. Também serão discutidos o uso de inteligência artificial, questões de biocompatibilidade, aspectos regulatórios e os desafios para a translação clínica dos chamados materiais inteligentes na biomedicina.

Entre os oito palestrantes internacionais confirmados estão pesquisadores de instituições como University of Minnesota (EUA), University of Galway (Irlanda), BCMaterials (Espanha), Beihang University (China) e La Trobe University (Austrália), além da participação de docentes do Brasil e do Chile. A presença do professor Andris Bakuzis como representante do Instituto de Física da UFG reforça a inserção internacional da universidade em pesquisas de fronteira na interface entre física, nanotecnologia e medicina.

Sobre o palestrante


Andris Bakuzis é Professor Titular do Instituto de Física da UFG, pesquisador do CNPq (nível 1C) e coordenador do Centro de Pesquisa Integrada em Nanomedicina (CNanoMed/UFG), centro multiusuário voltado a pesquisas pré-clínicas em nanomedicina. Ph.D. em Física pela Universidade de Brasília, com estágio pós-doutoral na University of Central Florida (EUA), o pesquisador atua no desenvolvimento de estratégias nanoteranósticas que combinam diagnóstico por imagem e tratamento de doenças por meio de nanopartículas magnéticas e/ou fluorescentes.