IF-UFG marca presença na COP30
Professor Dr. Angel Chovert participará das negociações oficiais e discutirá resiliência climática e proteção do Cerrado
O Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (IF-UFG) estará representado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em Belém/PA de 12 a 17 de novembro. Representante da nova geração de pesquisadores do IF-UFG, o professor Angel Domínguez Chovert integra a delegação oficial da UFG, levando sua expertise em previsão ambiental e monitoramento meteorológico, especialmente voltada ao contexto do estado de Goiás.
Recém-chegado ao IF-UFG e com carreira promissora, Angel já acumula resultados importantes junto a mais de 600 produtores agropecuários atendidos pelo Centro de Monitoramento e Pesquisa do Cerrado (Cempa-Cerrado/UFG), em parceria com o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (CEAGRE/IF Goiano). Seu trabalho evidencia a inter-relação entre produção de alimentos, geração de riqueza, desenvolvimento regional e impactos ambientais relacionados ao setor produtivo.
Durante a COP30, o professor participará do painel “Proteção e Produção nos Cerrado(s) brasileiros”, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Goiás, participando do debate sobre o papel dos cientistas e dos produtores rurais nas soluções para resiliência climática e adaptação do bioma Cerrado.
A fala de Angel reforça sua visão sobre a importância do tema:
“Pretendo compartilhar minha experiência de trabalho junto aos produtores rurais, destacando a complexa relação entre a produção de alimentos, riqueza e desenvolvimento, e os impactos que essas atividades exercem sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas.”
Além da COP30, Angel também representa o IF-UFG em fóruns e eventos científicos promovidos pelo Cempa-Cerrado, abordando temas como inovação climática, pagamento por serviços ambientais e estratégias para mitigação dos riscos aos municípios goianos. A atuação institucional nestes eventos reforça o compromisso do IF-UFG com o desenvolvimento sustentável e a construção de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da crise climática nos principais biomas brasileiros.
A presença do IF-UFG na COP30 evidencia não apenas a relevância das pesquisas ambientais realizadas em Goiás, mas também projeta nacionalmente e internacionalmente o papel estratégico das universidades na liderança por soluções sustentáveis e proteção dos biomas brasileiros.
Para mais informações:
Especialistas alertam para a urgência climática no bioma mais ameaçado do Brasil
Fonte: Secom e Comunicação IF