O diagnóstico do pré-câncer, câncer e remissão do câncer via análise química da cera de ouvido
Ciência de Qualidade e Café Grátis!
Na próxima terça-feira, 11 de novembro de 2025, o Café com Ciência do Instituto de Física da UFG recebe o Prof. Dr. Nelson Roberto Antoniosi Filho, do Instituto de Química da UFG, para apresentar uma palestra sobre um tema inovador e promissor na área da saúde: o diagnóstico precoce de câncer por meio da análise química da cera de ouvido.
A cera de ouvido é uma matriz biológica frequentemente negligenciada, mas que nos últimos anos tem demonstrado ter enorme potencial nos estudos de análise metabólica para o diagnóstico de diversas patologias, como câncer e diabetes mellitus. Os compostos orgânicos voláteis presentes no cerúmen constituem a principal fração da composição química investigada para essa biomatriz, em uma análise denominada Cerumenograma. Nessa oportunidade, o Prof Dr Nelson Roberto Antoniosi Filho demonstrará que, com a análise química da cera de ouvido, é possível diagnosticar não somente o câncer, mas os estágios que o antecedem, bem como efetuar o acompanhamento da remissão do câncer, em um diagnóstico que atualmente é o mais precoce do mundo para a tumorogênese.
Sobre o palestrante
Nelson Roberto Antoniosi Filho concluiu o doutorado em Ciências (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo em 1995, e o pós-doutorado em Química Analítica pela UNICAMP em 1996. Foi contratado em 1996 pela Universidade Federal de Goiás onde é atualmente Professor Titular e coordenador do Laboratório de Métodos de Extração e Separação (LAMES/UFG) . Foi o responsável pelos projetos de criação dos Programas de Mestrado em Química Acadêmico e Profissional da UFG (Conceito 3), de Doutorado Multi-institucional em Química da UFG/UFMS/UFU (Conceito 4) e corresponsável pela criação do Doutorado em Química da UFG (Conceito 6) e do Doutorado em Ciências Ambientais da UFG (Conceito 6). Publicou 119 artigos em periódicos especializados, depositou 04 patentes, proferiu dezenas de palestras e apresentou centenas de trabalhos em eventos enfocando o uso da cromatografia e outras técnicas analíticas na análise de poluentes ambientais, óleos e gorduras vegetais e animais, fármacos, alimentos, combustíveis fósseis, biocombustíveis, biolubrificantes, biograxas e fluídos biológicos. Atua também na área de ecotoxicologia aplicada a poluentes ambientais, combustíveis, lubrificantes e graxas. Recebeu diversos prêmios e/ou homenagens acadêmicas e políticas, destacando o Prêmio FINEP de Inovação 2012 da Região Centro-Oeste e de Pesquisador Destaque de 2019 pela SBPC. Orientou 13 pós-doutorados, 23 teses de doutorado, 49 dissertações de mestrado e 66 trabalhos de iniciação científica nas áreas de Ciências Ambientais, Química, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Farmácia e Nutrição. Atua desde 2005 como um dos coordenadores da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel do MCTIC, tendo coordenado 3 Redes de Pesquisas do CNPq e da FINEP envolvendo um total de 16 instituições nacionais de ensino e pesquisa. É o idealizador e responsável pela criação do profissional "Tecnólogo em Biocombustíveis" e do curso de "Tecnologia em Biocombustíveis", em projeto conduzido junto ao MCTIC, MEC e Casa Civil da Presidência da República.
Serviço
Palestra:
O diagnóstico do pré-câncer, câncer e remissão do câncer via análise química da cera de ouvido.
Quando: Terça-feira, 11 de novembro de 2025
Horário: 12h45
Local: Anfiteatro 2 do Instituto de Física (IF/UFG)
Transmissão ao vivo: Instagram do @if_ufg
Entrada gratuita, sem necessidade de inscrição
Evento integrante do projeto de extensão do IF/UFG, com apoio da ADUFG.
🔗 Instagram do IF/UFG
🔗 YouTube do IF/UFG
Este evento é uma realização do Instituto de Física da UFG, com apoio institucional e da ADUFG.
Categorias: Café com Ciência DiagnósticoPrecoce saúde Tecnologia