Foto Adolfo

Pesquisador do Instituto de Física está entre os Cientistas Mais Influentes do Mundo

Por Thaynã Silva. Em 09/10/25 08:52. Atualizada em 09/10/25 09:07.

Dr. Adolfo Franco está entre os 15 pesquisadores da UFG mais influentes do mundo, segundo ranking da Universidade de Stanford

O Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Goiás (UFG) celebra um importante reconhecimento internacional. O professor Dr. Adolfo Franco Júnior, docente do IF e integrante dos Programas de Pós-Graduação em Física e em Química da UFG, foi incluído na lista dos cientistas mais influentes do mundo, segundo o ranking anual elaborado pela Universidade de Stanford, em parceria com a editora Elsevier.

O levantamento destaca o impacto e a relevância das contribuições científicas de cada pesquisador ao longo da carreira, considerando indicadores como o número total de citações, o índice h (que mede produtividade e impacto), a posição do autor nos artigos científicos e os fatores que refletem liderança e protagonismo na produção acadêmica.

Criado em 2019 pelo professor John P. A. Ioannidis, o ranking da Universidade de Stanford é reconhecido como uma das avaliações mais respeitadas de impacto científico em nível global. Com base em dados da plataforma Scopus, ele apresenta anualmente os nomes que mais se destacam pela influência de suas pesquisas em suas respectivas áreas de conhecimento.

Ele utiliza indicadores padronizados de citações, extraídos da base de dados Scopus, para medir a influência da pesquisa. O índice leva em consideração diversos fatores rigorosos, como:

  • Número total de citações recebidas pelos trabalhos;
  • Índice h (que mede produtividade e impacto);
  • Posição do pesquisador na autoria dos artigos (autor único, primeiro ou último autor), indicando liderança científica e contribuição principal.

O reconhecimento ao professor Adolfo Franco Júnior reforça a qualidade da pesquisa desenvolvida no Instituto de Física e evidencia o alcance internacional da ciência produzida na UFG. Ao todo, 15 pesquisadores da Universidade foram mencionados no levantamento, o que reafirma a força e a qualidade da produção científica da instituição, que projeta o nome da UFG e da ciência brasileira no cenário mundial.

Parabéns ao Dr. Adolfo Franco Júnior e a todos os pesquisadores da UFG por mais essa conquista que enche de orgulho a comunidade científica!

Fonte: Jornal Opção; PRPG UFG