
Instituto de Física realizou a XLII Semana da Física da UFG
Um dos eventos mais tradicionais e longevos da Universidade, que ocorreu entre 30 de setembro e 3 de outubro de 2025.
O Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (IF-UFG) celebrou com êxito a realização da XLII Semana da Física, um dos eventos mais tradicionais e longevos da Universidade, que ocorreu entre 30 de setembro e 3 de outubro de 2025. Com uma programação focada nos avanços da ciência e na integração da comunidade acadêmica, o evento consolidou-se mais uma vez como um marco na formação de estudantes e na divulgação científica.
A Semana foi coordenada pelo professor Guilherme Luiz Zanin e teve como temas centrais o Ano Internacional das Ciências e Tecnologias Quânticas e o centenário da tese de doutorado da astrônoma Cecília Payne, que há 100 anos revolucionou a Astrofísica ao desvendar a composição química das estrelas.
Destaques da Programação e Temas Abordados
A programação da XLII Semana da Física foi rica em debates e conhecimentos aprofundados, com a participação de palestrantes de renome nacional e internacional. Os temas abordados se dividiram principalmente nos dois grandes eixos temáticos do evento:
Ano Internacional das Ciências e Tecnologias Quânticas:
- "Informação Quântica Fotônica: do Laboratório ao Mercado" (Dr. Stephen Walborn, Universidad de Concepción, Chile).
- "Quantum computing with the quantized harmonic oscillator and Women For Quantum" (Drª Giulia Ferrini, Chalmers University of Technology, Suécia).
- "A física oculta na atmosfera: como o mundo quântico molda a meteorologia" (Dr. Angel Domínguez Chovert, IF-UFG).
- "Aplicações da Computação Quântica na Física Médica" (Milena Maria Fernandes, Egressa de Física Médica/UFG).
- "Luz quântica multimodal para o processamento de informação quântica" (Marcello Henrique Marques Passos, Max Planck Institute for the Science of Light, Alemanha).
Centenário da Tese de Cecília Payne (Astrofísica e Evolução Estelar):
- "Estrutura e evolução estelar sob a óptica da astronomia observacional" e a palestra histórica "Cecilia Payne – 100 anos de sua tese seminal" (Dra. Marília Gabriela Cardoso Corrêa Carlos, Observatório Nacional).
- "Fundamentos da Dinâmica Orbital" e "Formação de Satélites e Anéis" (Dr. Gustavo Madeira, Observatório Nacional).
- "De engenheiro físico para engenheiro físico: Contribuições de engenharia na astronomia" (Dr. Victor Barbosa Martins, IF-UFG).
Outros temas de relevância também foram explorados, como a "Modelagem Molecular dos Efeitos de Solventes nas Propriedades Estruturais e Eletrônicas de Sondas Moleculares", com a Dra. Kaline Rabelo Coutinho (IF-USP) e um panorama da "Pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil - histórico e tendências" com o Dr. Gustavo Iachel (Observatório Nacional/UEL).
VIII Workshop da Pós-Graduação em Física
Como parte integrante da Semana, o VIII Workshop do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) ocorreu no dia 2 de outubro, servindo como uma vitrine para a produção científica dos discentes.
O Workshop contou com 12 apresentações orais e a exibição de 29 pôsteres, destacando a diversidade e a qualidade das pesquisas desenvolvidas no Instituto.
Os trabalhos de destaque foram reconhecidos na cerimônia de encerramento:
- Prêmio Discente Destaque (Comunicação Oral): Francisco Alisson da Silva Torquato, com o trabalho "Development and spectroscopy study of YPO4:Tm3+ nanopowders".
- Prêmio Melhor Painel: Franklin Tyerry Silva Sampaio, com o trabalho "Gradiente de distância da Corrente de Sagitário usando Estrelas Azuis de Ramo Horizontal do S-PLUS DR5".
Além disso, a Semana premiou os melhores pôsteres de graduação e pós-graduação e concedeu menções honrosas a monitoras e monitores.
- Melhor Pôster – Graduação: Rian Gonçalves Ricardo – Modelo de Hubbard
- Melhor Pôster – Pós-Graduação: Jaqueline Cristine Desordi – Fotoinativação induzida por porfirina e efeito de preparação (priming) em bactérias multirresistentes relacionadas à mastite
- Melhores Monitoras: Duda Felipe Marques Nomiyama Suguri e Emanuelly Regina Cornélio
- Menção Honrosa: Guilherme Aguiar de Sousa, integrante do Clube de Astronomia - Cecilia Payne (IF- UFG)
Solenidade e Confraternização: Integrando a Comunidade
A solenidade de abertura, no anfiteatro do Instituto, contou com uma mesa diretora composta pelo Prof. Ardiley Torres Avelar, Diretor do IF; Prof. Guilherme Luiz Zanin, Coordenador da XLII Semana da Física; a reitora eleita e Diretora Executiva da FUNAPE, Profa. Sandramara Matias Chaves; e o Prof. Jesiel Carvalho, Vice-Reitor da UFG.

O Prof. Ardiley Torres Avelar destacou a importância histórica do evento: “A Semana da Física é hoje o evento mais importante do nosso Instituto. É um dos eventos que nos definem. Porque, naqueles tempos antigos, estávamos isolados; hoje não estamos mais. Hoje temos conexões internacionais, nacionais e locais, e naquela época foi o caminho para romper isso”, afirmou. O Vice-Reitor, Prof. Jesiel Carvalho, reforçou a necessidade de formar profissionais “com arrojo, com espírito empreendedor... para enfrentar os desafios e buscar soluções.” A Profa. Sandramara Matias Chaves, por sua vez, ressaltou o orgulho da FUNAPE em apoiar iniciativas que fortalecem o desenvolvimento científico e tecnológico.
Encerrando as atividades científicas, a XLII Semana da Física culminou em um momento de integração e confraternização. Docentes, discentes e técnicos se reuniram em uma festa que contou com sorteio de brindes, entrega de prêmios e um animado karaokê, acompanhado de comes e bebes, promovendo um valioso convívio fora da sala de aula e do laboratório.
Acesse o álbum completo de fotos no nosso drive.