Café com Ciência

Einstein na Selva: A Revolução na Macroecologia ao Abandonar Tempo e Espaço Absolutos

Por yasmin rodrigues. Em 18/08/25 09:00. Atualizada em 19/08/25 14:38.

Ciência de Qualidade e Café Grátis!

 

Na próxima terça-feira, dia 26 de agosto de 2025, o Café com Ciência do Instituto de Física da UFG receberá o Prof. Dr. Thiago Rangel, para apresentar uma reviravolta no estudo da biodiversidade em grandes escalas, uma mudança conceitual comparável à de Einstein ao abandonar a noção de tempo e espaço absolutos. Abordaremos também o recente artigo publicado pelo professor na Revista Science, intitulado “Dívida de extinção e janelas de Oportunidade de Conservação na Amazônia brasileira” O evento será realizado no Anfiteatro 2 do IF/UFG, às 12h45, com transmissão ao vivo pelo Instagram do @if_ufg.

Uma mudança radical na forma de entender a biodiversidade

Há mais de 200 anos, biólogos estudam a relação entre o clima e a quantidade de espécies em diferentes regiões, criando teorias para explicar por que áreas quentes e úmidas abrigam maior biodiversidade. Porém, análises mostram que essas teorias frequentemente falham em explicar de 30% a 50% da variação observada globalmente, levando a uma estagnação científica na última década.

A nova abordagem apresentada nesta palestra questiona um pressuposto básico, mas raramente discutido: a ideia de que tempo e espaço são absolutos na ecologia. Ao abandonar essa noção, abre-se um caminho para interpretações mais precisas e abrangentes sobre como a biodiversidade se distribui pelo planeta. O método já impulsionou publicações em revistas científicas de prestígio, como Science e Nature, e gerou histórias marcantes sobre o impacto de ideias disruptivas na ciência.

Sobre o palestrante

Thiago Rangel é ecólogo e biogeógrafo. Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2003), mestrado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (2005), sob orientação do Prof. Dr. José Alexandre Felizola Diniz-Filho, e doutorado em Ecology and Evolutionary Biology pela Universidade de Connecticut (EUA, 2010), sob orientação do Prof. Dr. Robert K. Colwell. Atualmente é Professor Titular-Livre no Departamento de Ecologia (Instituto de Ciências Biológicas - ICB) da Universidade Federal de Goiás.

Estuda as causas da diversidade biológica e cultural e, desde a pandemia, também trabalha com epidemiologia. Aplica análise estatística, métodos computacionais e simulação mecanística em todas as suas pesquisas. É bolsista de produtividade 1B do CNPq e possui fator H de 57. Seus mais de 150 artigos publicados acumulam cerca de 16 mil citações. Alguns de seus trabalhos foram publicados nos mais prestigiados periódicos científicos mundiais, como Science, Nature e PNAS.

Serviço

Palestra:Einstein na Selva: A Revolução na Macroecologia ao Abandonar Tempo e Espaço Absolutos

 Quando: Terça-feira, 26 de agosto de 2025

Horário: 12h45

Local: Anfiteatro 2 do Instituto de Física (IF/UFG)

Transmissão ao vivo: Instagram do @if_ufg

Entrada gratuita, sem necessidade de inscrição

Evento integrante do projeto de extensão do IF/UFG, com apoio da ADUFG.

🔗 Instagram do IF/UFG
🔗 YouTube do IF/UFG

Este evento é uma realização do Instituto de Física da UFG, com apoio institucional e da ADUFG.

 

  

Categorias: cafécomciência biodiversidade ecologia divulgação científica