Capa Divulga Ciência

Docentes e Discentes do IF/UFG levam pesquisa e extensão à Campus Party 2025

Par yasmin rodrigues. Sur 23/06/25 12:06. Mise à jour 30/06/25 08:28.

Durante a Campus Party Brasil 2025, o IF/UFG participou de atividades científicas e da realização da 1ª Olimpíada Nacional de Física Médica

A Campus Party Brasil 2025, realizada em Brasília entre os dias 19 e 23 de junho, contou com a participação ativa de docentes e discentes do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (IF/UFG). Pesquisadores, estudantes e membros da Liga Acadêmica de Física Médica (LAFISMED) representaram a universidade em palestras, oficinas e atividades de divulgação científica.

IF/UFG em destaque: física médica, nanotecnologia, inteligência artificial e energia nuclear em pauta

No dia 21 de junho, uma sequência de palestras levou ao público temas ligados à física médica, nanotecnologia, inteligência artificial e aplicações pacíficas da energia nuclear. A abertura e o encerramento da programação das olimpíadas foram conduzidos por Aline Carvalho engenheira civil, idealizadora das Olimpíadas de Engenharia Nuclear e Física Médica e fundadora do programa STEM For Girls, que incentiva a participação de meninas nas áreas de ciência e tecnologia. Aline também é curadora de ciências da Campus Party e coordenadora da 1ª Olimpíada de Ciências, Tecnologia e Engenharia, realizada durante o evento. A programação contou com a participação de docentes e discentes do IF/UFG e de outros institutos da UFG:

  • Imagens que salvam: os princípios por trás da tomografia, PET e ressonância”, com o Prof. Dr. Emerson Nobuyuki Itikawa, docente e coordenador do curso de física médica do IF/UFG, apresentou os fundamentos físicos e as aplicações dessas importantes tecnologias de imagem utilizadas no diagnóstico médico.
  • Nanoteranóstica - Diagnóstico e Tratamento”, ministrada pelo Prof. Dr. Andris Bakuzis, docente do IF/UFG, discutiu o uso de nanopartículas no desenvolvimento de terapias mais eficazes e direcionadas, trazendo o conceito de medicina personalizada ao debate.
  • Entre bombas atômicas e a cura do câncer: os dois lados da radiação ionizante”, com Laísa Vieira dos Santos, discente do curso de Física Médica, presidente da LAFISMED, vice-presidente da primeira olimpíada nacional de física médica e pesquisadora no Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CNEN), abordou os riscos e benefícios da radiação ionizante, dos desastres nucleares ao uso controlado na radioterapia.
  • Medicina Nuclear - Dos Núcleos Instáveis aos Diagnósticos e Terapias”, com a Dra. Ana Beatriz Marinho, médica formada pela UFG e especialista em Medicina Nuclear, destacou o papel dos radiofármacos em exames e tratamentos modernos.
  • Monitoramento da Atividade Física assistido por Inteligência Artificial”, com o Prof. Aldo André Díaz Salazar, do Instituto de Informática da UFG (INF/UFG), apresentou pesquisas sobre o uso de sensores, visão computacional e algoritmos de IA para estimar e acompanhar a movimentação de usuários em plataformas móveis, com aplicações em saúde, robótica e agricultura de precisão.

Tivemos, além dos nomes divulgados no site oficial, o apoio da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Representando a CNEN, esteve presente o pesquisador técnico Adriano Lobo de Souza, formado em Física pela Universidade de Brasília (UNB) e especialista em Emergência Radiológica, que também ministrou palestra durante o evento.

Encerrando a participação do IF/UFG na programação, os discentes Luciana Vieira, Heloisy Lopes Oliveira e Mateus Felipe Rodrigues, integrantes da LAFISMED, apresentaram a palestra “Introdução à Física Médica e Uso Pacífico da Energia Nuclear”, enfatizando o papel da comunidade acadêmica na promoção de um uso responsável da energia nuclear em benefício da sociedade.

Olimpíada de Ciências, Tecnologia e Engenharia: premiações e reconhecimento

A 1ª Olimpíada Nacional de Física Médica aconteceu no dia 21 de junho, durante a Campus Party Brasil, fruto da colaboração entre o STEM For Girls, o Nuclear Hub e a LAFISMED/IF-UFG. A iniciativa teve como objetivo identificar e desenvolver novos talentos, estimular a curiosidade científica dos jovens, incentivar a busca por soluções inovadoras e fortalecer o vínculo entre a academia e a sociedade.

As equipes, compostas por três integrantes, foram premiadas com medalhas de ouro, prata, bronze e certificados de participação. Os palestrantes convidados também receberam a medalha de Honra ao Mestre, em reconhecimento à sua contribuição para a formação de jovens cientistas.

Um dos maiores eventos de ciência e tecnologia do país

Além da presença do IF/UFG e da CNEN, a Campus Party 2025 promoveu uma programação intensa com palestras de nomes como Sérgio Sacani (Space Today), Iberê Thenório (Manual do Mundo), Caito Maia (Chilli Beans), Camila Farani e Marcelo Tas.

Competições de robótica e drones, desafios de programação, oficinas de cultura geek, atividades de inclusão digital e o programa Include by Campus Party também fizeram parte do evento, que atraiu milhares de participantes de todo o Brasil.

A participação do IF/UFG na Campus Party 2025 contribui para aproximar a universidade e instituições parceiras da sociedade, promovendo a pesquisa, a formação de profissionais e a divulgação científica.

.510528615_697950496467384_7729849701470170993_n (1).jpg

Grupo lafismed, Prof. Emerson Nobuyuki (Coordenador do Curso Física Médica), Prof. Aldo André (INF/UFG)

 

📸 Confira aqui as fotos da Campus Party 2025

Catégories: CampusParty2025 Lafismed EnergiaNuclear CampusPartyBrasil