Capa Divulga Ciência

Professor do IF-UFG está como pesquisador visitante no International Institute of Physics (UFRN)

Por Thaynã Silva. Em 18/06/25 10:59. Atualizada em 18/06/25 11:12.

A visita acadêmica do professor Lucas Chibebe Céleri ocorre a convite do Prof. Rafael Chaves e é financiada pela Simons Foundation

Entre os dias 16 de junho e 8 de agosto de 2025, o professor Lucas Chibebe Céleri, do Instituto de Física da UFG, estará em atividade como professor visitante no International Institute of Physics (IIP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN). A visita acadêmica foi viabilizada por meio de convite do Prof. Rafael Chaves e conta com financiamento da Simons Foundation, entidade norte-americana dedicada ao apoio à pesquisa científica em áreas fundamentais.


Durante sua estadia, o professor Céleri desenvolverá pesquisas colaborativas com o grupo liderado pelo professor Rafael Chaves, especialista em informação quântica, fundamentos da física quântica e aprendizado de máquina aplicado à física, fortalecendo os laços científicos entre os grupos de pesquisa da UFG e da UFRN.


Além das atividades de pesquisa, a visita inclui ações de formação e divulgação científica voltadas à comunidade acadêmica local. Entre os destaques da programação estão:

 

Mini-curso: “Thermodynamics, gravity and quantum theory: a unified approach

Local: Seminar Room I, IIP-UFRN

Data: 07 a 11 de julho de 2025

Horário: 10h00


O mini-curso abordará os fundamentos da termodinâmica e suas conexões com a relatividade geral e a mecânica quântica, culminando na apresentação de uma abordagem teórica inovadora que prevê, por exemplo, a dependência observacional da produção de entropia. O curso é introdutório e não exige formação prévia, sendo acessível a estudantes e pesquisadores de diferentes níveis.

 

Colóquio: “A gauge theory for quantum thermodynamics”

Local: Seminar Room I, IIP-UFRN

Data: 11 de julho de 2025 (sexta-feira)

Horário: 11h00

 

Neste colóquio, o professor Céleri apresentará um novo enquadramento teórico para a termodinâmica quântica, fundamentado no princípio de gauge invariance, permitindo definir de forma consistente conceitos como trabalho, calor e entropia em sistemas quânticos.

A visita do professor Lucas Chibebe Céleri ao IIP-UFRN representa uma importante iniciativa de intercâmbio científico, promovendo a integração entre os grupos de pesquisa e ampliando o acesso ao conhecimento científico.

Categorias: Divulga Ciência IF Colóquio