Olimpíada de Ciências Tecnologia e Engenharia  - FÍSICA MÉDICA

Liga de Física Médica do IF/UFG participará da organização da 1ª Olimpíada Nacional de Física Médica

Por Thaynã Silva. Em 16/06/25 15:05. Atualizada em 16/06/25 15:18.

A Olimpíada será realizada durante a Campus Party Brasil 2025

A 1ª Olimpíada Nacional de Física Médica acontecerá no dia 21 de junho (sábado), durante a 17ª edição da Campus Party Brasil (#CPBR17), que ocorrerá de 18 a 22 de junho na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF). A iniciativa foi fruto da colaboração entre o projeto STEM For Girls, o Nuclear Hub e a Liga Acadêmica de Física Médica do Instituto de Física da UFG. A intenção da competição é identificar e desenvolver novos talentos, estimular a curiosidade dos jovens, incentivar a busca por soluções inovadoras e fortalecer o vínculo entre a academia e a sociedade.


A Olimpíada abordará temas como radioterapia, medicina nuclear, diagnóstico por imagem, inteligência artificial e nanotecnologia na saúde. O evento será direcionado a estudantes do ensino médio a partir de 14 anos.


As inscrições poderão ser feitas até o dia 17 de junho pelo site da Campus Party. Estudantes menores de idade deverão estar acompanhados por um responsável ou professor. Transporte e alimentação serão de responsabilidade dos participantes.

 

Organização e divulgação científica

A LAFISMED (@lafismed), em conjunto com os parceiros, ficará responsável pela organização da Olimpíada e promoverá uma série de palestras ao longo do dia 21/06, com pesquisadores e profissionais da área. A Liga estará acompanhada do coordenador do curso de Física Médica do IF, Prof. Emerson Itikawa, e do Prof. Andris Bakuzis (IF/UFG), ambos também previstos para ministrarem palestras durante a Campus Party. A programação oferecerá aos estudantes a oportunidade de conhecer temas atuais e compreender o papel da Física na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.

Temas e palestrantes confirmados:

  1. Prof. Andris Bakuzis — Nanoteranóstico
  2. Prof. Emerson Itikawa — Para além dos que os olhos veem: as imagens médicas de tomografia computadorizada, PET e Ressonância Magnética
  3. Prof. Aldo Andre Diaz-Salazar (INF) — IA na área da saúde
  4. Dra. Ana Beatriz Teixeira (CDI Premium) — Medicina Nuclear: Dos Núcleos Instáveis aos Diagnósticos e Terapias
  5. Laisa Vieira (Presidente da Liga) — Entre bombas atômicas e a cura do câncer: os dois lados da radiação ionizante
  6. Heloisy Lopes (Vice-Presidente da Liga) — Exposição, mutação e morte celular: o que acontece no corpo após um acidente radioativo?
  7. Luciana Vieira (Coordenadora de Ensino da Liga) — Como o físico médico usa radiação para destruir células cancerígenas
  8. Mateus Felipe (Coordenador de Pesquisa da Liga) — Entre a ciência e a saúde: o que faz um físico médico?

A participação da LAFISMED (@lafismed), em colaboração com os demais parceiros, destaca o envolvimento dos estudantes com a divulgação científica e evidencia a física médica como uma área estratégica que integra ciência, tecnologia e saúde. A parceria também garantirá até 50 ingressos gratuitos (sem camping) para estudantes do IF que desejarem participar da #CPBR17.

 

Para mais informações acompanhe o Instagram da @campuspartybra

Fonte: Comunicação IF