Capa dia internacional da Luz

Dia Internacional da Luz será celebrado com ciência, cinema e inovação no IF/UFG

Por Thaynã Silva. Em 12/05/25 15:23. Atualizada em 12/05/25 15:23.

O evento ocorrerá entre os dias 14 e 16 de maio

O Instituto de Física da UFG convida toda a comunidade acadêmica a celebrar o Dia Internacional da Luz com uma programação especial entre os dias 14 e 16 de maio de 2025. A data, reconhecida globalmente, ressalta a importância da luz e das tecnologias baseadas em luz para a ciência, a educação, a inovação e o desenvolvimento sustentável.


A programação foi cuidadosamente desenvolvida pelo grupo Optica Student Chapter do Instituto de Física da UFG, com o objetivo de promover a divulgação científica e aproximar o público das incríveis possibilidades que a luz proporciona nas mais diversas áreas do conhecimento.


Durante três dias, o IF/UFG promoverá palestras, uma mesa-redonda e uma mostra de entidades estudantis, destacando como a luz está no centro de descobertas científicas e avanços tecnológicos. Todas as atividades contarão com emissão de certificado.


Confira a programação completa:


14 de maio (quarta-feira)

12h45 às 14h

Palestra: "Do emaranhamento à revolução tecnológica: a luz no centro da física quântica"
Palestrante: Prof. Dr. Guilherme Luiz Zanin (UFG)


15 de maio (quinta-feira)

12h45 às 14h

Palestra: "Dinâmica de haletos induzida por luz em nanocristais de perovskita"
Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Gonçalves Vivas (UNIFAL/MG)

17h30 às 18h30

Mostra de entidades do Instituto de Física


16 de maio (sexta-feira)

12h45 às 14h

Mesa-redonda: Interstellar

Discussão científica e interativa sobre o filme, com professores convidados do Instituto de Física.

 

📍 Local: Laboratório de Mídias do Instituto de Física – IF2/UFG

 

Venha refletir sobre o papel da luz na ciência e na sociedade. Esperamos você!

 

Palestra Zanin dia da luz              Palestra Marcelo dia da luz                Mesa Redonda dia da luz