Capa Divulga Ciência

Estudantes do IF-UFG batem recorde de trabalhos aceitos no XXVI Simpósio Nacional de Ensino de Física

Por Thaynã Silva. Em 04/12/24 09:24. Atualizada em 04/12/24 11:06.

Em 2025, o evento completará 55 anos e terá participação de alunos dos 4 cursos do IF.

O Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (IF-UFG) alcançou um marco histórico na edição de 2025 do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), que ocorrerá entre os dias 20 e 24 de janeiro no Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, em Niterói-RJ. Com o tema “Todo mundo no mesmo lugar e ao mesmo tempo,” o evento celebra o centenário da Mecânica Quântica e a importância da diversidade e do compartilhamento de ideias no ensino de Física.


Nesta edição, os estudantes do IF-UFG tiveram 15 trabalhos aceitos para apresentação, número recorde em comparação com edições anteriores. Os trabalhos foram desenvolvidos por alunos de todos os cursos do instituto – Bacharelado, Licenciatura, Física Médica e Engenharia Física – evidenciando a pluralidade e a excelência das iniciativas acadêmicas promovidas no IF.


Presença marcante no evento


Além dos trabalhos aceitos, aproximadamente 31 estudantes do IF-UFG participarão presencialmente no evento. Essa significativa delegação reflete o comprometimento do instituto em incentivar a participação ativa de seus discentes em eventos nacionais, promovendo a troca de experiências e o contato direto com as práticas pedagógicas e pesquisas em ensino de Física.


Lista de Trabalhos Aceitos


Abaixo, confira os 15 trabalhos completos que serão apresentados por estudantes do IF-UFG, com destaque para todos os envolvidos:


"Abordagem não-formal para o ensino de mecânica dos fluidos: Lei de Stokes"
Autores: João Paulo Messias da Silva Sousa; Marcus Carrião dos Santos.


"Abordagem não-formal para o ensino de mecânica: Pêndulo de Newton"
Autores: Abner Raian Dias de Moura; Marcus Carrião dos Santos.


"Abordagem não-formal para o ensino sobre os raios cósmicos"
Autores: Letícia Carvalho Veloso Viana; Marcus Carrião dos Santos.


"Análise das atividades do Pátio da Ciência em 2023"
Autores: Beatriz Maia de Aquino; Marcus Carrião dos Santos.


"Elaboração e aprimoramento de um guia educacional para o gerador de Van de Graaff no Pátio da Ciência"
Autores: João Alberto Mendonça Longo; Henrique Gomes Arantes; Marcus Carrião dos Santos.


"Entropia de Shannon aplicada à segurança da informação: uma abordagem didática para o ensino médio"
Autores: Arthur Novaes Santos; Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha.


"Experiência do Projeto Sadi Carnot na Escola de Física"
Autores: Augusto Miguel Cezário Gonçalves; Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha; Arthur Novaes Santos; João Pedro Garcia Naves Leite; Igor Andrade Cavalcante; Isabella Marinho de Lima; Gabriel Carvalho Lopes de Menezes; Murillo Henrique Santana; Mateus Rodrigues Soares; Sarah Giordhana Souza Xavier.


"O fenômeno da luminescência: uma abordagem didática e prática"
Autores: João Alberto Mendonça Longo; Henrique Gomes Arantes; Marcus Carrião dos Santos.


"GGP em foco: Fisikest como meio e forma-ação"
Autores: Abimael Carlos Muniz; Jeovan Baptista Moura; Sabrinna Aparecida Rezende Macedo; Luiz Gonzaga Roversi Genovese.


"Investigando o impacto da divulgação científica de Física através de pesquisa de campo"
Autores: Wilton Gonçalves de Araújo Filho; Leonardo Cabral da Silva; Isabelle Ribeiro Timpurim Cabral; Cler Trindade Garcez; Leandro H. Zucolotto Cocca.


"Por dentro da Ciência Hoje das Crianças: uma análise cienciométrica"
Autores: Sophia Corrêa Kruger; Flávia Pereira Lima; Marcus Carrião dos Santos.


"Projeto de Extensão Universitário: Clube de Astronomia Cecilia Payne"
Autores: Grasielly Cristina; Marco Antônio; Stefany Guimarães; Gabriel Martins.


"Proposta de modelo expográfico para o Pátio da Ciência: a exposição em espaço educativo não-formal"
Autores: Letícia Carvalho Veloso Viana; Marcus Carrião dos Santos.


"Relato de experiência: Alfabetização científica e sua aplicação em uma ZDP"
Autores: Matheus Willians da Silva Souza; Stefany da Silva Guimarães.


"Uso de motores reais no ensino da termodinâmica: uma abordagem a partir do Laboratório Divergente"
Autores: João Pedro Garcia Naves Leite; Igor Andrade Cavalcante; Augusto Miguel Cezário Gonçalves; Arthur Novaes Santos; Isabella Marinho de Lima; Gabriel Carvalho Lopes de Menezes; Murillo Henrique Santana; Mateus Rodrigues Soares; Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha; Diogo Pereira do Nascimento; André Barbosa Mendes.


Sobre o XXVI SNEF


O SNEF, em sua 26ª edição, é um dos mais importantes eventos nacionais dedicados ao ensino de Física. Este ano, o simpósio destaca a celebração do reencontro presencial entre professores, pesquisadores e estudantes após os desafios da pandemia. O tema evoca a ideia de diversidade e superposição de saberes, inspirando reflexões sobre o papel transformador do ensino de Física em diferentes contextos.


Para mais informações sobre o evento, acesse o site oficial: XXVI SNEF.

 

Categorias: evento nacional Notícias Noticias Apresentação de trabalhos SNEF2025 XXVI SNEF Divulga Ciência IF