Professor da UFG participa de pesquisa inovadora sobre supercondutividade, publicada na revista Nature Physics
Professor do Instituto de Física da UFG, o Prof. Dr. Vanuildo Silva de Carvalho é um dos cientistas por trás de uma descoberta recente.
O Prof. Dr. Vanuildo Silva de Carvalho, do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG), é um dos cientistas envolvidos em uma descoberta inovadora que fortalece a compreensão sobre a supercondutividade. Essa pesquisa, publicada na renomada revista Nature Physics, representa um avanço significativo ao explorar uma nova maneira de alcançar a supercondutividade com base na nematicidade eletrônica — uma fase da matéria em que as quasipartículas eletrônicas rompem sua simetria de rotação e demonstram uma preferência direcional.
O estudo foi conduzido em colaboração com pesquisadores da Universidade de Yale, Universidade da Califórnia (Davis), Universidade de Minnesota, Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade de Fairfield. Liderada pelo Prof. Eduardo H. da Silva Neto, da Universidade de Yale, a pesquisa investigou o comportamento eletrônico de cristais de seleneto de ferro dopados com enxofre (FeSe1-xSx). Esses materiais são únicos, pois combinam a presença de ordem nemática com propriedades supercondutoras, sem a presença de ordem magnética, que frequentemente dificulta a caracterização do impacto das flutuações quânticas nemáticas em materiais supercondutores.
Nessa investigação, os cientistas resfriaram o material FeSe1-xSx a temperaturas extremamente baixas — abaixo de 500 milikelvins — durante dias. Utilizando um microscópio de tunelamento de varredura (STM), eles conseguiram visualizar as propriedades quânticas dos elétrons em nível atômico. O foco principal do estudo foi na região do diagrama de fase do composto FeSe1-xSx com fortes flutuações nemáticas, ou seja, para x = 0.19, onde se observou por meio de imagens de STM um gap supercondutor com as propriedades preditas pela teoria da supercondutividade baseada em nematicidade eletrônica. O cálculo do gap supercondutor para esse sistema foi realizado na UFG pelo Prof. Dr. Vanuildo Silva de Carvalho.
O envolvimento do Prof. Dr. Vanuildo Silva de Carvalho reafirma o compromisso da UFG com a pesquisa científica de alta qualidade e fortalece sua presença em investigações de impacto global. A participação dele e de outros cientistas brasileiros, incluindo da Universidade de Campinas, demonstra a capacidade de colaboração entre instituições de diferentes países para avançar na compreensão de fenômenos fundamentais.
Esses avanços em supercondutividade podem ter um enorme potencial prático, especialmente na criação de materiais capazes de conduzir eletricidade sem perdas energéticas, transformando o futuro dos sistemas energéticos.
Para mais informações acesse o LINK da publicação: https://www.nature.com/
Fonte: Revista Nature Physics; Myscience.org; Equipe de comunicação do Instituto de Física
Categorias: Divulga Ciência IF Dilvulgação Instituto de Física Notícias Noticias