Imagem com fundo azul claro, com desenhos de  círculos, um átomo e um termômetro em azul mais escuro, com uma escrita centralizada "IV Workshop em Termodinâmica e Informação Quântica" também em azul mais escuro.

Professor do IF/UFG ministrará palestra convidada em workshop internacional

Par Thaynã Silva. Sur 15/10/24 10:15. Mise à jour 15/10/24 10:19.

O Professor Norton Almeida do Instituto de Física da UFG será palestrante em workshop internacional

O Professor Norton Almeida do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG) será palestrante convidado no IV Workshop em Termodinâmica Quântica e Informação Quântica, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de outubro de 2024, em formato remoto.

Na sua palestra, intitulada "Produção de entropia e aumento de eficiência em motores Otto quânticos operando em temperaturas negativas", o professor Norton discutirá como motores térmicos cíclicos, tanto quânticos quanto clássicos, apresentam maior eficiência quando operam em condições quase estáticas. Ele também abordará a vantagem desses motores ao funcionarem em ambientes com temperaturas negativas, apresentando conceitos de produção de entropia e trabalho friccional para explicar comportamentos contraintuitivos observados em experimentos.

As palestras do workshop serão ministradas por pesquisadores renomados nas áreas de Termodinâmica Quântica e Informação Quântica, e as transmissões ocorrerão ao vivo pelo YouTube. A participação é gratuita e aberta ao público.

Para mais informações, acesse o site do evento.

Catégories: workshop Divulga Ciência IF palestras Física quântica