Café com Ciência

Até que a morte nos separe: Dinossauros vs. O grande asteroide

Par Thaynã Silva. Sur 02/10/24 12:02. Mise à jour 07/10/24 10:21.

Teremos uma palestra sobre a história dos dinossauros, sua extinção, a sobrevivência de seus parentes modernos, as aves. Além disso, abordaremos a crise ecológica atual.

Ciência de Qualidade e Café grátis!

Na quarta-feira (09/10), o Café com Ciência traz o prof. Roberto Candeiro, da Universidade Federal de Goiás, que abordará a fascinante história dos dinossauros, que dominaram a Terra por mais de 235 milhões de anos e foram extintos por um evento catastrófico que transformou os paleoecossistemas. Ele abordará como seus parentes sobreviventes, as aves, continuam entre nós, e refletirá sobre a crise ecológica que enfrentamos atualmente. A palestra destacará também as atividades do Laboratório de Paleontologia e Evolução (Labpaleoevo) da UFG, que possui uma das melhores coleções paleontológicas do Brasil Central, com mais de 4.000 fósseis significativos.

O evento será presencial, no Laboratório de Mídias do Instituto de Física (IF), e também será transmitido ao vivo pelo instagram do IF/UFG, às 12h45.

Roberto Candeiro é graduado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia e em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba; especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia; mestre e doutor em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com parte dos estudos em Paleontologia e Estratigrafia realizados na Argentina e no Canadá. Atualmente, é Professor Titular do Curso de Geologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geociências da mesma universidade. Além disso, atua como professor e orientador nos programas de pós-graduação em Geociências/UFG, Biodiversidade Animal/UFG e Biodiversidade, Ecologia e Conservação na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Desde 2018, coordena o Museu de Geociências do Curso de Geologia da UFG e é Diretor de Programação Técnico-Científica do Núcleo Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Geologia. O professor possui inúmeros artigos científicos publicados em revistas internacionais e nacionais, e cerca de uma centena de contribuições em eventos científicos no Brasil e no exterior.

Prof. Candeiro realiza colaborações científicas com pesquisadores(as) de diversas universidades e institutos de pesquisa, como: Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco (Chubut, Argentina), Museo Argentino de Ciencias Naturales (Buenos Aires, Argentina), University of Alberta (Edmonton, Canadá), Museo de Paleontología de Bariloche, University of Edinburgh (Escócia), além de várias universidades federais e estaduais brasileiras. Seus projetos têm sido financiados pela Jurassic Foundation.

É membro das mais importantes sociedades paleontológicas do Brasil e do exterior, incluindo a Sociedade Brasileira de Paleontologia, Sociedade Brasileira de Geologia, Sociedade Brasileira de História da Ciência, Asociación Paleontológica Argentina, The Geological Society of Africa, além de organizações como National Geographic e Greenpeace.

Atua como líder do grupo de pesquisa do CNPq "Tetrápodes do Cretáceo de Goiás, Mato Grosso e Pontal do Triângulo Mineiro/UFG" e colabora com outros grupos de pesquisa do CNPq, como "Vertebrados do Cretáceo-Paleógeno/UFRJ", "Patrimônio Geológico e Geoconservação de Goiás/UFG" e "Vertebrados do Cretáceo-Paleógeno".

 

Tema: Até que a morte nos separe: dinossauros vs o grande asteroide


Resumo: Os dinossauros habitaram a Terra por mais de 235 milhões de anos, dominando o planeta por milhões de anos como os maiores e mais impressionantes répteis que já existiram. No entanto, um cataclismo extraterrestre os levou à extinção, alterando drasticamente os paleoecossistemas da época. Apesar dessa devastação, seus parentes sobreviventes, as aves, continuam a viver entre nós até hoje. Essa fascinante história será apresentada em um momento de reflexão, enquanto enfrentamos uma crise ecológica sem precedentes que afeta os ecossistemas do nosso planeta.

Serviço:

O que: Edição do Café com Ciência do IF/UFG

Quando: 09/10, quarta-feira, às 12h45

Local: Laboratório de Mídias do Instituto de Física, com transmissão pelo instagram do IF

Palestrante: Carlos Roberto dos Anjos Candeiro

Catégories: Notícias Noticias Café com Ciência Paleontologia Instituto de Física