Café com Ciência

A Física do Futebol

Por Danilo Olimpio. Em 03/07/24 08:32. Atualizada em 03/07/24 11:47.

O professor Salviano de Araújo Leão apresenta uma análise de como a física está presente no futebol, examinando diversos aspectos que influenciam a dinâmica do jogo. Discutirá a cinemática e a aerodinâmica da bola, explicando como esses fatores influenciam suas trajetórias, em particular, o arrasto aerodinâmico e o efeito Magnus.

Ciência de Qualidade e Café grátis!


Na terça-feira (09/07), o Café com Ciência traz o professor Salviano de Araújo Leão, do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG), que apresenta uma análise de como a física está presente no futebol, examinando diversos aspectos que influenciam a dinâmica do jogo. Discutirá a biomecânica dos jogadores e como seus movimentos afetam o chute. Abordará a cinemática e a aerodinâmica da bola, explicando como esses fatores influenciam suas trajetórias.


O evento será presencial, no Anfiteatro 2 do Instituto de Física (IF), e também será transmitido ao vivo pelo instagram do IF/UFG, às 12h45.

Salviano de Araújo Leão Possui o bacharelado em Física pela Universidade Federal de Goiás (1989), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é Prof. associado IV da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Física da matéria condensada, com ênfase em Estados Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: fios quânticos, semicondutores magnéticos, estados eletrônicos, poços quânticos e raman scattering.


Tema: A Física do Futebol


Resumo: Um jogo de futebol nos permite aplicar diversos modelos físicos para avaliar a dinâmica do jogo. Esse é um sistema complexo com múltiplos fatores envolvidos, dos quais pode-se citar: a biomecânica do jogador, a dinâmica do chute, a cinemática e a aerodinâmica da bola, etc. O efeito Magnus, um fenômeno físico, descreve a força gerada sobre um objeto que gira em torno de um eixo próprio e move-se através de um fluido, resultando em trajetórias curvas. Outra força significativa é a força de arrasto. Discutiremos as trajetórias das bolas de futebol e os efeitos físicos que as influenciam. Analisaremos, também, um modelo físico simples o qual permite avaliar o movimento da bola e sua complexidade, levando em conta o arrasto aerodinâmico e o efeito Magnus.

 

Serviço:


O que: Edição do Café com Ciência do IF/UFG


Quando: 09/07, terça-feira, às 12h45


Local: Anfiteatro do IF-2, com transmissão pelo instagram do IF


Tema: A Física do Futebol


Palestrante: Salviano de Araújo Leão

Categorias: Café com Ciência