congresso

28° Congresso Brasileiro de Física Médica de 2024: Destaque para a Excelência do Corpo Discente do Instituto de Física da UFG

Por Danilo J. Olimpio. Em 26/06/24 13:09. Atualizada em 10/07/24 12:44.

O 28° Congresso Brasileiro de Física Médica de 2024 reuniu, mais uma vez, os maiores talentos e inovadores da área em um evento repleto de descobertas, avanços tecnológicos e apresentações de alta qualidade. Este ano, o destaque ficou por conta das diversas pesquisas apresentadas na modalidade pôster e oral, abrangendo desde a segmentação pulmonar utilizando inteligência artificial até nanopartículas multifuncionais para terapia fototérmica guiada por MRI.

congresso

Destaque para os trabalhos dos alunos de graduação do curso de Física Médica do Instituto de Física-UFG: Carlos Eduardo Ribeiro e Gabriel Rodrigues de Morais Fortes, e para o físico médico radioterapeuta Pedro Henrique Dias Coelho, egresso do mesmo curso.

Destaques do Congresso:

Carlos Eduardo Ribeiro (Biomagnetismo)
Título: Nanopartículas multifuncionais para terapia fototérmica guiada por MRI
Carlos Eduardo apresentou uma pesquisa inovadora que explora o uso de nanopartículas multifuncionais na terapia fototérmica, guiada por imagens de ressonância magnética (MRI). Este trabalho promete avanços significativos na precisão e eficácia dos tratamentos oncológicos, combinando diagnóstico e terapia em um único procedimento.

Carlos Eduardo Ribeiro

Gabriel Rodrigues de Morais Fortes (Medicina Nuclear)
Título: Machine learning para classificação em estudos de esclerose múltipla utilizando imagens híbridas RM/PET 11C-PIB e 11C-PK11195
Gabriel Fortes impressionou a todos com seu estudo sobre a aplicação de machine learning na classificação de esclerose múltipla, utilizando imagens híbridas de ressonância magnética e PET. Seu trabalho destacou a potencialidade da inteligência artificial em aprimorar o diagnóstico e monitoramento desta complexa condição neurológica.

Gabriel Fortes

Pedro Henrique Dias Coelho (Radioterapia)
Título: PowerBi como ferramenta integrada na física médica da radioterapia
Pedro Coelho trouxe uma abordagem inovadora ao demonstrar como o PowerBi pode ser integrado na física médica para otimizar os processos de radioterapia. Sua pesquisa sublinha a importância de ferramentas de análise de dados na melhoria da precisão e eficiência dos tratamentos radioterápicos.

Pedro Coelho

Outros Participantes:

Amanda Ferreira do Nascimento
Título: Phantom para treinamento de biópsia mamária por agulha orientada por ultrassonografia

Amanda Ferreira do Nascimento

Caio Paranaiba
Título: Lung segmentation using artificial intelligence

Caio Paranaiba

Título: Analytical method for SPECT image reconstruction in phyton - Filtered backprojection in sheep- logan phantom

Caio Paranaiba1

Amanda Goulart Claudino
Título:
Efeito das propriedades fotofísicas de complexos metálicos de tetracarboxiftalocianinas
Modalidade:
pôster

Amanda Goulart Claudino

Heloisy Lopes
Título: Cálculo de blindagem: a LAFISMED na sinergia entre o físico médico e o engenheiro físico

Heloisy Lopes1

Heloisy Lopes
Título: Negative predictive value of [199mTc]-ECD in alzheimer’s disease: an SPM study

Gustavo Mendanha
Título: Estratégias lúdicas em atividades de extensão e o papel social da LAFISMED

Gustavo Mendanha

Hyalen Gomes
Título: O impacto das iniciativas de extensão da LAFISMED na valorização e divulgação da física médica

Hyalen Gomes

Lethícia Amorim
Título: O engajamento da LAFISMED em ações voltadas à educação

Lethícia Amorim

Stefany Queiroz
Título: Avaliação da Metodologia de Seleção de Dosímetros Termoluminescentes (TLD) Submetidos a Baixas Doses para a Medição das Taxas de Kerma no Ar no Repositório de Rejeitos Radioativos Provenientes do Acidente com Césio-137 em Goiânia

Stefany Queiroz

O evento deste ano destacou não só a qualidade das pesquisas apresentadas, mas também a dedicação e o empenho dos participantes em avançar a física médica no Brasil. Parabenizamos todos os pesquisadores pelos seus trabalhos excepcionais e aguardamos com entusiasmo as próximas edições do Congresso Brasileiro de Física Médica.