Café com Ciência

Por Juan Fabio S. Martins. Em 13/06/24 09:32. Atualizada em 13/06/24 09:33.

O professor Arlindo Galvão apresenta a transformação que a IA generativa está causando nas tecnologias imersivas e as oportunidades que o AKCIT - Centro de Competência em Tecnologias Imersivas, oferece para empresas, pesquisadores e entusiastas

Ciência de Qualidade e Café grátis!

Na terça-feira (25/06), o Café com Ciência traz o professor Arlindo Galvão, do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG), que apresenta a transformação que a IA generativa está causando nas tecnologias imersivas e as oportunidades que o AKCIT - Centro de Competência em Tecnologias Imersivas, oferece para empresas, pesquisadores e entusiastas.

O evento será presencial, no Anfiteatro 2 do Instituto de Física (IF), e também será transmitido ao vivo pelo instagram do IF/UFG, às 12h45.

Arlindo Rodrigues Galvão Filho Professor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás, onde é membro permanente dos programas de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação. No campo de pesquisa e inovação atua nas áreas de aprendizado de máquina e deep learning, especificamente em Processamento de Linguagem Natural e Processamento de Áudio e Voz. Contribuiu com captações de mais de 80 milhões de reais que proporcionam bolsas para os alunos (sete mil reais em média) em projetos de P,D&I com empresas tais como Copel Distribuição, Américas Health Labs, Natura, Moises.AI, Datamétrica, dentre outros. Todos os alunos de pós-graduação possuem bolsas de estudos provenientes de P&D com empresas que proporcionaram prêmios de excelência em pesquisas científicas e também de inovação. É coordenador de internacionalização no Centro de Excelência em Inteligência Artificial de Goiás (unidade Embrapii), contribuindo para a parceria acadêmica e empresarial em andamento em seis diferentes países. Possui como objetivo principal o desenvolvimento de inovação e geração de valor a partir das teses e dissertações. Como atividade de extensão, é atualmente coordenador da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) no estado de Goiás para alunos do ensino fundamental e médio. Na robótica é um mantenedor e entusiasta do núcleo de robótica Pequi Mecânico para nível universitário.

Tema: A Revolução da IA Generativa em Tecnologias Imersivas e o AKCIT: Impulsionando o Brasil como Referência Global

Resumo: Esta palestra abordará a profunda transformação que a IA generativa está causando nas tecnologias imersivas, abrindo um leque de possibilidades sem precedentes. Exploraremos como essa revolução impacta a criação de experiências imersivas, tornando-as mais acessíveis, personalizadas e impactantes. Apresentaremos também o AKCIT - Centro de Competência em Tecnologias Imersivas, uma iniciativa inovadora do CEIA-UFG. O AKCIT surge com a missão de colocar o Brasil na vanguarda desse movimento global, impulsionando pesquisa, desenvolvimento e formação de talentos. Abordaremos as oportunidades que o AKCIT oferece para empresas, pesquisadores e entusiastas, consolidando o país como referência em tecnologias imersivas no cenário mundial.

Serviço:

O que: Edição do Café com Ciência do IF/UFG