Café com Ciência: A ameaça das editoras e revistas predatórias para a integridade científica.
Professor Daniel de Brito Candido da Silva apresenta as características que permitem identificar editoras e revistas predatórias, e exemplos dos problemas éticos encontrados nelas, bem como as consequências da sua expansão e popularização na comunidade científica
Ciência de Qualidade e Café grátis!
Na terça-feira (11/06), o Café com Ciência traz Daniel de Brito Candido da Silva, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), que apresenta as características que permitem identificar editoras e revistas predatórias, e exemplos dos problemas éticos encontrados nelas, bem como as consequências da sua expansão e popularização na comunidade científica.
O evento será presencial, no Anfiteatro 2 do Instituto de Física (IF), e também será transmitido ao vivo pelo instagram do IF/UFG, às 12h45.
Daniel de Brito Candido da Silva Possui Bacharelado em Ciências Biológicas (modalidade Ecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Foi Biodiversity Analyst no Center for Applied Biodiversity Science (CABS) da Conservation International (2005-2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Goiás (credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução e membro do Comitê de Integridade Acadêmica da UFG). Tem experiência na área de Ecologia e Biologia da Conservação, com ênfase em extinções, análise de viabilidade de populações, listas vermelhas, prioridades de conservação, biofilia e no papel da zoologia para a conservação da biodiversidade.
Tema: A ameaça das editoras e revistas predatórias para a integridade científica.
Resumo: A publicação das descobertas científicas é uma etapa de suma importância no arcabouço da ciência moderna. Entretanto, a mudança recente de paradigma do sistema tradicional de publicação para o sistema open access descortinou uma série de más práticas no processo de publicação destas descobertas. Muitas editoras e revistas foram criadas, com um falso verniz de seriedade, mas ignorando solenemente a qualidade do conteúdo dos seus artigos para focar nos lucros rápidos e exorbitantes do novo sistema. A rápida expansão e profissionalização destas editoras muitas vezes são como o canto de sereias, seduzindo pesquisadores com promessas ilusórias, e incentivando a adoção de uma série de outros comportamentos antiéticos. Assim como na mitologia, essas promessas são apenas uma fachada que pode levar não apenas a prejuízos pessoais na reputação e na carreira, mas também promovem um cenário de descrédito na ciência. Nesta palestra apresentaremos características que permitem identificar tais editoras, e exemplos dos problemas éticos encontrados nelas, bem como as consequências da sua expansão e popularização na comunidade científica.
Serviço:
O que: Edição do Café com Ciência do IF/UFG
Quando: 11/06, terça-feira, às 12h45
Local: Anfiteatro do IF-2, com transmissão pelo instagram do IF
Tema: A ameaça das editoras e revistas predatórias para a integridade científica.
Palestrante: Daniel de Brito Candido da Silva
Catégories: Café com Ciência