Café com Ciência

Café com Ciência: Biofotônica: dos aspectos fotofísicos ao combate de microrganismos e células tumorais

Por Juan Fabio S. Martins. Em 14/05/24 11:24. Atualizada em 14/05/24 11:30.

Professor Pablo José Gonçalves discute processos fotofísicos presentes na aplicação Fotodinâmica e resultados recentes para o tratamento de microrganismos e células tumorais

Ciência de Qualidade e Café grátis!

Na quinta-feira (16/05), o Café com Ciência traz Pablo Gonçalves, do Instituto de Física da UFG, que discute os aspectos fotofísicos ao combate de microrganismos e células tumorais.

A partir das 14 horas inicia a palestra, será servido café aos participantes, sendo 30 minutos de exposição e 30 minutos voltados para discussões a respeito do tema. Traga sua caneca e participe!

O evento será presencial, no Lab. Mídias do Instituto de Física (IF), e também será transmitido ao vivo pelo instagram do IF/UFG, às 14h.

Pablo José Gonçalves possui bacharel em Física pela UNESP - Rio Claro, SP. Mestre e doutor em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela USP - Ribeirão Preto, SP. Pós-doutoramento na área de Óptica não-linear no Instituto de Física de São Carlos. Idealizador e coordenador do Grupo de Biofotônica do Instituto de Física da UFG. Participa dos programas de pós-graduação em Física e em Química, ambos da mesma instituição. Atua na área de Física Experimental, avaliando as propriedades fotofísicas e não-lineares de moléculas orgânicas visando a aplicação fotodinâmica em células tumorais e micro-organismos de interesse humano e animal. Possui mais 80 artigos publicados, 5 cap. Livros, 3 pedidos de patente. Tem experiência em técnicas espectroscópicas (absorção e emissão, Flash-fotólise, FTIR e EPR) e técnicas ópticas não-lineares (Varredura-Z). Coordena diversos projetos de pesquisa e atualmente é o vice-coordenador do Projeto LIFóton (Laboratórios Integrados em Fotônica) do programa SISFOTON (MCTI). Já concluiu orientação de alunos de graduação de Física (Bacharelado/licenciatura), Física Médica e Engenharia Física e Engenharia Elétrica e de pós-graduação em Física e Química.

Tema: Biofotônica: dos aspectos fotofísicos ao combate de microrganismos e células tumorais

Resumo: A Biofotônica é um campo interdisciplinar que utiliza a luz para estudar, diagnosticar e tratar fenômenos biológicos e patológicos. Ela combina princípios da biologia e da física, para desenvolver novas abordagens na medicina, permitindo análises avançadas e terapias não invasivas. Nesta apresentação serão apresentados os processos fotofísicos presentes na aplicação Fotodinâmica e os resultados recentes para o tratamento de microrganismos e células tumorais.

Serviço:

O que: Edição do Café com Ciência do IF/UFG