Café com Ciência: Biofotônica: dos aspectos fotofísicos ao combate de microrganismos e células tumorais
Professor Pablo José Gonçalves discute processos fotofísicos presentes na aplicação Fotodinâmica e resultados recentes para o tratamento de microrganismos e células tumorais
Ciência de Qualidade e Café grátis!
Na quinta-feira (16/05), o Café com Ciência traz Pablo Gonçalves, do Instituto de Física da UFG, que discute os aspectos fotofísicos ao combate de microrganismos e células tumorais.
A partir das 14 horas inicia a palestra, será servido café aos participantes, sendo 30 minutos de exposição e 30 minutos voltados para discussões a respeito do tema. Traga sua caneca e participe!
O evento será presencial, no Lab. Mídias do Instituto de Física (IF), e também será transmitido ao vivo pelo instagram do IF/UFG, às 14h.
Pablo José Gonçalves possui bacharel em Física pela UNESP - Rio Claro, SP. Mestre e doutor em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela USP - Ribeirão Preto, SP. Pós-doutoramento na área de Óptica não-linear no Instituto de Física de São Carlos. Idealizador e coordenador do Grupo de Biofotônica do Instituto de Física da UFG. Participa dos programas de pós-graduação em Física e em Química, ambos da mesma instituição. Atua na área de Física Experimental, avaliando as propriedades fotofísicas e não-lineares de moléculas orgânicas visando a aplicação fotodinâmica em células tumorais e micro-organismos de interesse humano e animal. Possui mais 80 artigos publicados, 5 cap. Livros, 3 pedidos de patente. Tem experiência em técnicas espectroscópicas (absorção e emissão, Flash-fotólise, FTIR e EPR) e técnicas ópticas não-lineares (Varredura-Z). Coordena diversos projetos de pesquisa e atualmente é o vice-coordenador do Projeto LIFóton (Laboratórios Integrados em Fotônica) do programa SISFOTON (MCTI). Já concluiu orientação de alunos de graduação de Física (Bacharelado/licenciatura), Física Médica e Engenharia Física e Engenharia Elétrica e de pós-graduação em Física e Química.
Tema: Biofotônica: dos aspectos fotofísicos ao combate de microrganismos e células tumorais
Resumo: A Biofotônica é um campo interdisciplinar que utiliza a luz para estudar, diagnosticar e tratar fenômenos biológicos e patológicos. Ela combina princípios da biologia e da física, para desenvolver novas abordagens na medicina, permitindo análises avançadas e terapias não invasivas. Nesta apresentação serão apresentados os processos fotofísicos presentes na aplicação Fotodinâmica e os resultados recentes para o tratamento de microrganismos e células tumorais.
Serviço:
O que: Edição do Café com Ciência do IF/UFG
Quando: 16/05, quinta-feira, às 14 horas
Local: Lab. Mídias do IF, com transmissão pelo instagram do IF
Tema: Biofotônica: dos aspectos fotofísicos ao combate de microrganismos e células tumorais
Palestrante: Pablo José Gonçalves
Categorias: Café com Ciência