Café com Ciência

Café com Ciência: Aos Lantanídeos... Luz!

Por Juan Fabio S. Martins. Em 15/04/24 11:15. Atualizada em 29/04/24 08:30.

Professor Fernando A. Sigoli discute os processos de emissão e o potencial que os íons lantanídeos oferecem ao desenvolvimento científico e tecnológico

Ciência de Qualidade e Café grátis!

Na segunda-feira (29/04), o Café com Ciência traz Fernando A. Sigoli, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que discute os processos de emissão e o potencial que os íons lantanídeos oferecem ao desenvolvimento científico e tecnológico no campo da teranóstica e em outras áreas do conhecimento.

A partir das 12h45, será servido café aos participantes e às 13 horas se inicia a palestra, sendo 30 minutos de exposição e 30 minutos voltados para discussões a respeito do tema. Traga sua caneca e participe!

O evento será presencial, no Anfiteatro 2 do Instituto de Física (IF), e também será transmitido ao vivo pelo instagram do IF/UFG, às 12h45.

Fernando Aparecido Sigoli Possui graduação em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e livre docência pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é Professor Associado - MS5.2 do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica/Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de ligantes funcionalizados e/ou quirais; design de complexos de íons lantanídeos altamente luminescentes e solúveis em água; nanopartículas de polímeros/complexos luminescentes dispersáveis em soluções aquosas aplicados a nanotermometria e a transferência de energia não radiativa; sondas luminescentes de temperatura e oxigênio. Materiais híbridos de polímeros de siliconas e complexos ou dispersão de nanopartículas de íons lantanídeos utilizados sondas de temperatura e oxigênio. Nanociência, engenharia de nanopartículas do tipo core&shell. Estudo dos processos de luminescência, downshifting, downconversion e upconversion. Luminescência Circularmente Polarizada (CPL). Materiais micro e mesoporosos obtidos pela metodologia sol-gel utilizados como suportes para nanopartículas de metais de transição utilizados em SERS.

Tema: Aos Lantanídeos... Luz !!!

Resumo: Os níveis discretos de energia dos íons lantanídeos trivalentes muitas vezes estão organizados com diferenças similares de energia, organizados energeticamente como uma “escada”, possibilitando o controle das energias de excitação e de emissão de luz em diferentes comprimentos de onda. A emissão de luz, nestes íons, ocorre principalmente por processos de conversão descendente (“downshifting”) ou ascendente (“upconversion”) de energia, seja em sólidos inorgânicos seja em complexos. Considerando os processos de absorção, dispersão e autofluorescência de tecidos biológicos na região do infravermelho próximo e a possibilidade de seleção destas energias, é possível otimizar a transmissão da luz até regiões profundas da pele (10 mm). Neste contexto, nanopartículas contendo íons lantanídeos têm despertado amplo interesse em terapias fototérmicas (PTT) e fotodinâmicas (PDT), encontrando dificuldades mas diversas aplicações potenciais. Nesta edição do “Café com Ciência”, discutiremos esses processos de emissão e o potencial que os íons lantanídeos oferecem ao desenvolvimento científico e tecnológico no campo da teranóstica e em outras áreas do conhecimento.

Serviço:

O que: Edição do Café com Ciência do IF/UFG

Quando: 29/04, segunda-feira, às 12h45

Local: Anfiteatro do IF-2, com transmissão pelo instagram do IF

Tema: Aos Lantanídeos... Luz !!!

Palestrante: Fernando Aparecido Sigoli

Categorias: Café com Ciência