Café com Ciência

Café com Ciência: Próxima edição traz palestra sobre Oppenheimer!

Por Juan Fabio S. Martins. Em 01/04/24 11:20. Atualizada em 01/04/24 11:20.

Professor Dr. Fernando Pelegrini discute a vida e o legado de J. Robert Oppenheimer

Ciência de Qualidade e Café grátis!

Na terça-feira (09/04), o Café com Ciência traz Fernando Pelegrini, do Instituto de Física da UFG, que ministra sobre Oppenheimer: família, formação acadêmica, professor universitário e administrador científico.

A partir das 12h45, será servido café aos participantes e às 13 horas se inicia a palestra, sendo 30 minutos de exposição e 30 minutos voltados para discussões a respeito do tema. Traga sua caneca e participe!

O evento será presencial, no Anfiteatro 2 do Instituto de Física (IF), e também será transmitido ao vivo pelo instagram do IF/UFG, às 12h45.

Fernando Pelegrini possui bacharel em Física pela Universidade de Brasília (1968) e Doutor em Física pela Universidade de Sheffield, Inglaterra (1984). Iniciou a carreira acadêmica na Universidade Federal de Goiás em 1976, como Professor Auxiliar; foi promovido para a classe de Professor Adjunto em 1984 e aprovado em concurso público para a classe de Professor Titular em 1995. Coordenou as atividades do Laboratório de Ressonância Magnética Eletrônica desde sua implantação em 1989. Foi Chefe do Departamento de Física (1984-1988), Coordenador do Programa de Pós-Graduação (1998-2002), e Diretor do Instituto de Física (2009-2013). Em 2017 recebeu o título de Professor Emérito. Desenvolve atividades de pesquisa na área de Ressonância Magnética Eletrônica, com ênfase na aplicação da Ressonância Ferromagnética para investigar propriedades de filmes finos magnéticos, multicamadas magnéticas, ferrofluidos, e semicondutores magnéticos.

Tema: Oppenheimer

Resumo: Nesta palestra o professor aborda a vida multifacetada de J. Robert Oppenheimer, destacando sua trajetória familiar, sua formação acadêmica e sua atuação como professor universitário e administrador científico. Explora-se sua participação no Projeto Manhattan e os aspectos físicos e tecnológicos envolvidos. Além disso, discute-se o impacto de suas contribuições na interseção entre ciência e sociedade, seu legado na engenharia e medicina nuclear, e as complexidades éticas relacionadas à criação da bomba atômica.

Serviço:

O que: Edição do Café com Ciência do IF/UFG