Café com Ciência

Café com Ciência: Pesquisa publicada na revista Science abre a próxima edição!

Por Juan Fabio S. Martins. Em 19/03/24 09:55. Atualizada em 01/04/24 11:21.

Professor Dr. Paulo De Marco Júnior discute sobre Modelos matemáticos aplicados à conservação da biodiversidade

Ciência de Qualidade e Café grátis!

Na terça-feira (26/03), o Café com Ciência traz Paulo De Marco Júnior, do Instituto de Ciências Biológicas da UFG, que ministra sobre Modelos matemáticos aplicados à conservação: áreas privadas podem ajudar a proteger a biodiversidade do Cerrado, tema que ele abordou na revista Science.

A partir das 12h45, será servido café aos participantes e às 13 horas se inicia a palestra, sendo 30 minutos de exposição e 30 minutos voltados para discussões a respeito do tema. Traga sua caneca e participe!

O evento será presencial, no Anfiteatro 2 do Instituto de Física (IF), e também será transmitido ao vivo pelo instagram do IF/UFG, às 12h45.

Paulo De Marco Júnior Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Goiás, sendo orientador permanente nos cursos de pós-graduação de Ecologia e Evolução e Biodiversidade animal desta universidade, além do curso de Recursos Naturais do Cerrado, na Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Teórica, atuando principalmente com suas aplicações na Conservação da biodiversidade. O pesquisador é bolsista do CNPq nível PQ1A, possui mais de 200 artigos publicados, 37 alunos orientados de doutorado, 65 de mestrado, e supervisionou 15 pós-doutores.

Tema: Modelos matemáticos aplicados à conservação: áreas privadas podem ajudar a proteger a biodiversidade do Cerrado

Resumo: Nesta palestra o Professor Dr. Paulo De Marco Júnior apresenta os processos que determinam a distribuição das espécies através de um modelo computacional que acopla equações de diferença na escala da cada célula e algo semelhante a um autômato celular para a interação entre células de um mapa. Com esses processos em mente, ele apresentará os resultados dos modelos de distribuição de espécies que fez para entender a importância das áreas de proteção ambiental do Cerrado para a conservação de espécies ameaçadas do Cerrado e que foi publicado na revista Science no ano passado.

Serviço:

O que: Edição do Café com Ciência do IF/UFG