TCC - Inscrição - Fonte maior

IF divulga prazos de inscrição para Trabalho de Conclusão de Curso

Por Rodrigo Utino. Em 07/03/24 14:14. Atualizada em 07/03/24 14:15.

Discentes e orientadores devem realizar autuação do termo de responsabilidade até 31 de março

O Instituto de Física (IF) da UFG divulga os prazos de inscrição em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em 2024.1. Discentes e orientadores, com o auxílio da coordenação de curso respectiva, devem autuar o "Termo de Responsabilidade" por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) até dia 31 de março

É necessário constar o pré-projeto, contendo a proposta de tema, a justificativa/relevância e os objetivos gerais. As inscrições em TCC serão homologadas pela Comissão de Graduação do IF (CGIF) no dia 02 de abril.
Os procedimentos para os estudantes de Licenciatura em Física que entraram após a migração de grade em 2020 ou que fizeram a opção de mudança de grade são diferentes: devem se inscrever, primeiro, na disciplina de TCC 1, em que desenvolverão o projeto de TCC e obter a anuência de um orietador; e, se já cursada e aprovada, devem, então, inscreverem-se na disciplina de TCC 2.

A indicação de banca examinadora e a data de defesa, por sua vez, deve ser realizada até o dia 30 de junho, sob definição do professor orientador. Já a homologação da indicação pela CGIF será feita no dia 02 de julho
Atenção: caso algum professor externo seja convidado a fazer parte da banca examinadora, é necessário que seja feito a solicitação de cadastro de usuário externo à equipe gestora do SEI (tutorial aqui). Recomenda-se que seja feita a solicitação até o dia 02 de julho, uma vez que o processo não é automático.

As defesas dos trabalhos finais das graduações devem ocorrer até a data limite de 12 de julho. É necessário solicitar à Coord. Administrativa do IF/UFG a reserva de salas (recomenda-se o uso do Laboratório de Mídias do IF-2).

A entrega da versão final da monografia corrigida, contendo ficha catalográfica e "Termo de Ciência e Autorização (TECA) para Publicação no RI/UFG" , deve ser entregue à Secretaria de Graduação até 21 de julho. As consolidações das turmas de 2024.1 ocorrerão em 25 de julho. Acesse o site do IF e verifique o 🔗 Tutorial com todos os procedimentos para a entrega do TCC.
Confira o cronograma completo no 🔗OFÍCIO Nº 08/2024/IF/UFG.

Sobre o Regulamento de TCC

As normas para a disciplina de TCC no IF/UFG são regidas pelo Regulamento de TCC dos Cursos de Graduação do IF/UFG, aprovado em 11 de outubro de 2023. O documento, entre outros pontos, elenca as etapas para a elaboração do TCC, a proposta de temas, a avaliação por meio de banca examinadora e as tarefas de orientação e supervisão da elaboração da monografia.

Para que os discentes de Engenharia Física se matriculem no trabalho final, devem ter cumprido, pelo menos, 3280 horas-aula e cursado com aprovação nas disciplinas dos oito primeiros períodos mencionados na Tabela 6 do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Já os estudantes de Física Médica e do Bacharelado e da Licenciatura em Física (grade antiga) necessitam ter cursado com aprovação pelo menos 80% da carga horária total prevista. De acordo com a IN, o TCC deverá ser registrado no histórico escolar como disciplina com carga horária de 32 horas-aula. Para os discentes de Licenciatura em Física que façam parte da nova grade de 2020, é necessário a realização da disciplina de TCC 1, que resultará na elaboração do projeto de TCC. Após a aprovação em TCC 1, o discente será inscrito em TCC 2 que é o desenvolvimento e apresentação da monografia.

Sobre o Calendário Acadêmico

As aulas do semestre letivo de 2024.1 iniciam no dia 18 de março. Confira no site da PROGRAD o 🔗 Calendário Acadêmico.