Liberação de requisito

Prazo para solicitar liberação de pré e/ou co-requisito termina no dia 20/2

Por Natália Araújo Ferreira. Em 05/02/24 14:52. Atualizada em 06/02/24 16:30.

Procedimento é realizado via peticionamento eletrônico SEI

Estudantes da UFG interessados em solicitar a liberação de pré-requisito e/ou co-requisito para o semestre letivo de 2024/1 devem realizar o peticionamento via Sistema Eletrônico de Informação (SEI) até o dia 20 de fevereiro. Para a abertura do processo administrativo, é necessário possuir cadastro no SEI. Nesta página, estão disponíveis tutorais que informam sobre a utilização do sistema.

No caso do Instituto de Física (IF), têm pré-requisitos apenas as matrizes curriculares dos cursos de Engenharia Física e da nova Licenciatura em Física.

Regulamento

O fluxo processual da liberação de requisito é regulamentado pelo Artigo 64 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG) da universidade.

O discente tem direito à liberação se existir a vaga na turma do componente curricular e, além disso, precisa atender a uma das seguintes condições:

• ter cursado e ter sido reprovado com nota final igual ou maior a 5,0 no(s) pré-requisito(s) e/ou no co-requisito(s) e/ou no componente equivalente, desde que a equivalência esteja prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC);
  • ou ter integralizado, no mínimo, 85% do currículo.

Caberá ao coordenador do curso do estudante se manifestar sobre a existência de vaga.

A UFG deixará de conhecer as solicitações de liberação de pré e/ou co-requisito que não se enquadrem numa dessas condições.

Caso exista uma demanda de pedidos superior ao número de vagas disponíveis, será matriculado, na seguinte ordem: o estudante que tenha maior Índice de Prioridade, maior porcentual de carga horária integralizada e maior média relativa.

Calendário

O semestre letivo de 2024/1 começa no dia 18 de março e vai até 20 de julho. Veja outras datas importantes clicando aqui.

Dúvidas

Em caso de dúvidas sobre o peticionamento eletrônico, os estudantes devem procurar a Coordenação de Arquivo e Protocolo Acadêmicos (CAPA) do Centro de Gestão Acadêmica (CGA) pelos telefones (62) 3521-1118 ou pelo e-mail protocolo.cga@ufg.br. Já Coordenação de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) pode orientar a respeito do fluxo processual. Os contatos são (62) 3521-1119 e controleacademico.cga@ufg.br

O CGA fica no prédio da Reitoria, Térreo, no Câmpus Samambaia, e funciona das 07h30 às 19h30, sem intervalo.

Fonte: Comunicação IF/UFG

Categorias: Liberação de pré-requisito Graduação 2024/1