capa

Convênio entre ACCG e Instituto de Física da UFG tem primeira estagiária aprovada no Setor de Radioterapia

Por Juan Fabio S. Martins. Em 26/01/24 09:43. Atualizada em 26/01/24 11:04.

Thaís Moreira Fontenele, acadêmica de Física Médica da Universidade Federal de Goiás (UFG), é a primeira estagiária aprovada no Setor de Radioterapia do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ)

Republicado de: Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG)

A estagiária e acadêmica de Física Médica da Universidade Federal de Goiás (UFG) Thaís Moreira Fontenele foi a primeira do Setor de Radioterapia do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) a comemorar sua aprovação diante de uma banca composta por orientadora, supervisor e um membro externo, além de convidados que participaram da sua apresentação final.

Começando o estágio em setembro do ano passado, Thaís conta que o início se deu pelo estágio observacional, logo prorrogaram para o estágio obrigatório ficando na instituição durante quatro meses. “Sou a primeira estagiária a participar dessa parceria entre o Hospital e a UFG, e estou muito feliz e agradecida pela oportunidade porque vai me favorecer e muito profissionalmente. Não somente a mim, mas outros alunos que virão depois”, contou a estudante.

Um dos principais desafios vivenciados pela acadêmica foi de conhecer a dinâmica do Hospital. “Como referência em oncologia, a demanda de pacientes no Hospital é muito grande. Vim de uma rotina diferente, de academia e até me adaptar com o cotidiano corrido, entender como tudo funcionava, a área que dei mais enfoque onde o físico médico atua foi bastante desafiador”, relatou Thaís. Porém, ela também explica que o maior aprendizado foi socialmente.

“Aprendi muito em questão do convívio social, sobre os procedimentos que foram instaurados, as dinâmicas multidisciplinares, sem dúvida, o aprendizado prático. Fiz estágios em outras áreas como de radiodiagnóstico e medicina nuclear. Mas sempre tive curiosidade pela Radioterapia. Não tinha vivenciado de perto o que o Araújo Jorge me proporcionou em realmente acompanhar cada dia do paciente, o tratamento, para onde é encaminhado, como a equipe trabalha, recebe e atende este paciente”, mencionou a acadêmica sobre as lições aprendidas durante o estágio no setor do HAJ.

Na banca da aluna participaram na parte do hospital, a supervisora de radioproteção e física Flávia Cristhina Ferreira de Araújo e o físico médico Rogério Sanches Santos. Pela UFG, foram o Prof. Dr. Sílvio Leão Vieira como seu orientador e o Prof. Dr. Sebastião Antônio Mendanha Neto.

Avaliação

Durante a apresentação, a aluna mostrou um relatório descritivo com simulação dos pacientes, colocando em perspectivas a coleta de dados, o preenchimento de forma manual do banco de dados, a análise de proposta global para cada sítio anatômico da instituição com elaboração de um banco de dados que possibilite o estudo de forma dinâmica e as possíveis divulgações em congressos de Radioterapia e revistas científicas.

Na conclusão, a abordagem de Thaís focou em aspectos voltados à garantia de qualidade personalizada que é essencial para a garantia de segurança dos tratamentos, em assegurar os protocolos e procedimentos de tratamento para que estejam alinhados com as necessidades e características individuais, a ampliação da visão sobre o desempenho do tratamento, além da classificação sistemática de todos os planejamentos que possibilita a análise dos dados.

“Foi uma imersão prática na Radioterapia consolidando assim os meus conhecimentos teóricos em Física Médica. O Araújo Jorge se destacou também por apresentar a referência em oncologia, estrutura e equipamentos de ponta e agradeço toda a equipe, especialmente minha supervisora de estágio, a física médica Flávia e meu orientador professor Sílvio pela oportunidade e impactarem positivamente na minha futura atuação na Radioterapia”, pontou Thaís.

Como funciona o convênio

Santos que atuou como membro da banca da aluna disse que o convênio foi firmado entre o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), Associação de Combate ao Câncer em Goiás, Setor de Radioterapia e o Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG). “O objetivo é possibilitar aos estudantes do curso de Bacharelado em Física Médica do Instituto de Física da UFG, a conhecer a rotina de um departamento de Radioterapia”, explicou.

Realizado em um período de 10 semanas, o estágio é realizado pelo discente estagiário cumprindo uma carga de cinco horas por dia, até ser completada a carga horária total definida pelo Projeto Pedagógico do curso de graduação em Física Médica, que corresponde a 256 horas. “Para cada semestre letivo, serão admitidos dois estagiários, sendo um no período matutino e outro no período vespertino. Para o nosso setor será designado um supervisor de estágio, um físico médico da ACCG que, junto ao orientador de estágio da UFG serão responsáveis pela condução das atividades do discente estagiário”, citou Santos.

Ao final do estágio, o acadêmico apresentará um relatório por escrito e fará uma apresentação em projetor multimídia, assim como foi feito por Thaís, para que seja apreciada pela banca composta pelo orientador, supervisor e membro externo, conforme o regulamento de estágio do curso de Física Médica. Assim, após a apreciação e finalização do processo, o estudante receberá um certificado do IEP/ACCG, constando a carga horária, as atividades executadas no período e o aproveitamento da avaliação final.

Fonte: Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG)

Categorias: Notícias

URL relacionada: https://accg.org.br/accg/convenio-entre-accg-e-instituto-de-fisica-da-ufg-tem-primeira-estagiaria-aprovada-no-setor-de-radioterapia/