Café com Ciência: Saúde mental no contexto universitário
Lucas Mattos e Lívia Mesquita discutem saúde mental, na próxima terça-feira, dia 23/1
Ciência de qualidade e café grátis!
Lucas Mattos da Silva, psiquiatra na Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia e no Saudavelmente, e Lívia Mesquita de Sousa, psicóloga da UFG e coordenadora do Saudavelmente, ministram a próxima edição do Café com Ciência do IF/UFG, com o tema Saúde mental no contexto universitário.
No dia 23/1, terça-feira, a partir das 12h45, será servido café aos participantes e às 13 horas se inicia a palestra, sendo 30 minutos de exposição e 30 minutos voltados para discussões a respeito do tema. Traga sua caneca e participe! O evento será presencial, no Anfiteatro 2 do Instituto de Física (IF), e também será transmitido ao vivo pelo instagram do IF.
Saudavelmente
O Saudavelmente é o serviço de saúde mental da Prae, Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, e atende estudantes em psicologia e psiquiatria. Além disso, faz encontros com estudantes e servidores, buscando construir formas de promover a saúde mental no contexto da UFG.
Palestrantes
Lucas Mattos da Silva possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Residência Médica em Psiquiatria pela Pax Instituto de Psiquiatria. Atua como médico psiquiatra na Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia e no Saudavelmente, serviço de saúde mental da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFG).
Lívia Mesquita de Sousa é graduada em psicologia pela PUC/GO; especializada em psiquiatria e psicologia da adolescência pela Unicamp; Mestrado em Psicologia pela PUC/GO; Doutorado em Psicologia clínica e cultura pela UnB. É psicóloga da UFG e coordenadora do Saudavelmente.
Tema: Saúde mental no contexto universitário.
Resumo: A universidade é um local marcado por transformações e desafios, o que requer dos indivíduos uma capacidade de resiliência e adaptação. Nesse contexto muitos indivíduos podem apresentar um adoecimento mental.
Entre as doenças mentais, a ansiedade e a depressão são os diagnósticos mais frequentes. Apresenta um índice alto na população em geral e esse índice tem aumentado nos últimos anos, inclusive na pandemia.
A comunidade universitária precisa ficar atenta aos sinais que possam indicar a presença de ansiedade e/ou depressão, buscando formas de prevenção e de promoção de saúde no contexto universitário, uma vez que, esses transtornos estão presentes entre os acadêmicos com um índice acima da população geral.
Serviço:
O que: Edição do Café com Ciência do IF/UFG
Quando: 23/1, terça-feira, às 12h45
Local: Anfiteatro do IF-2, com transmissão pelo instagram do IF
Tema: Saúde mental no contexto universitário.
Palestrantes: Lucas Mattos da Silva e Lívia Mesquita de Sousa
Categorias: Café com Ciência