Café com Ciência - 16_01

Café com Ciência: Primeira edição do ano traz docente do IPTSP e clube SynBio da UFG

Por Juan Fabio S. Martins. Em 08/01/24 08:59. Atualizada em 15/01/24 10:34.

Dia 16/1, André Kipnis detalha a experiência na Synbio Festival, competição internacional de biologia sintética

Ciência de qualidade e café grátis! O docente André Kipnis, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), e integrantes do clube de Biologia Sintética (SynBio UFG) abrirão a primeira edição de 2024 do Café com Ciência do IF/UFG, com o tema A experiência da UFG na competição acadêmica internacional de biologia sintética!

No dia 16/1, terça-feira, a partir das 12h45, será servido café aos participantes e às 13 horas se inicia a palestra, sendo 30 minutos de exposição e 30 minutos voltados para discussões a respeito do tema. Traga sua caneca e participe!

O evento será presencial, no Anfiteatro 2 do Instituto de Física (IF), e também será transmitido ao vivo pelo instagram do IF.

O professor André Kipnis possui graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (1997) e PhD em Microbiology pela Colorado State University (2004). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Goiás e editor associado da Revista de Patologia Tropical do IPTSP-UFG. Bolsista de produtividade CNPq desde 2006. Tem experiência na área de Microbiologia com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: micobacterioses, engenharia genética, agentes bacterianos infecciosos, desenvolvimento de vacinas BCG recombinantes e estudo de homeostasia de ferro em micobactérias atípicas.

Coordenado pelo docente André Kipnis e composto pelos discentes do curso de graduação em Biotecnologia e Biomedicina da UFG Jhenyfer Brachmann, Alexandre Santos, Jaqueline Jacintho, Arthur Coelho, Bianca Cornélio e a biotecnologista Eduarda Dias, o SynBio UFG conquistou o 2º lugar na competição internacional de biologia sintética iGem - Synbio Festival de 2023. A equipe desenvolveu para a competição o AraraSun, creme terapêutico com flavonóides recombinantes da flora local da biodiversidade do Cerrado e com selenopeptídeo sintético, criado para prevenir tumores de pele e melhorar o tratamento de pessoas com a doença genética rara chamada de Xeroderma Pigmentoso (XP). Confira com mais detalhes no site do IPTSP/UFG.

Tema: A experiência da UFG na competição acadêmica internacional de biologia sintética

Resumo: Vamos apresentar um breve histórico da competição de biologia sintética internacional enfatizando seus objetivos e como a UFG (Goiás, time SynBio UFG) conseguiu participar pela primeira vez da competição latino americana. Iremos detalhar de forma resumida como foi o processo de escolha do tema do time SynBio UFG: Xeroderma pigmentoso (XP), uma doença genética autossômica recessiva rara, caracterizada como uma mutação nos genes de reparo de DNA. Pessoas afetadas com essa condição genética são extremamente sensíveis aos raios solares, destinados a viver como “prisioneiros do sol”. No Estado de Goiás a comunidade de Araras (distrito de Faina) possui a maior incidência global de XP mil vezes maior que a média mundial. Vamos descrever o processo de construção teórica do creme terapêutico denominado AraraSun inspirado na biodiversidade do cerrado. Foram desenhados três circuitos genéticos com regulações de expressão diferencial em Escherichia coli para produzir os compostos flavonoides e um peptídeo contendo selenocisteína que possuem atividades anti-oxidantes, anti-inflamatórias e anti-tumorais entre outras. Por se tratar de uma experiência multidisciplinar, espera-se ao final desta apresentação, despertar o interesse da comunidade científica (alunos, docentes e servidores) para se engajar e participar das próximas competições.

Serviço:

O que: Primeira edição de 2024 do Café com Ciência do IF/UFG