Café com Ciência - Eliana (3).png

Café com Ciência debate o prêmio Nobel de Medicina de 2023, na próxima terça-feira (5/12)

Por Juan Fabio S. Martins. Em 27/11/23 10:52. Atualizada em 28/11/23 16:07.

Professora Eliana Martins Lima, da Faculdade de Farmácia (FF) da UFG, discute sobre nanopartículas lipídicas, às 12h45, no Anfiteatro 2 do IF

Ciência de Qualidade e Café grátis!

Na próxima terça-feira (5/12), o Café com Ciência traz a Eliana Martins Lima, da Faculdade de Farmácia (FF) da UFG, que ministra sobre nanopartículas lipídicas (LNPs) e suas aplicações na indústria farmacêutica, relacionando o tema com o prêmio Nobel de Medicina de 2023.

A partir das 12h45, será servido café aos participantes e às 13 horas se inicia a palestra, sendo 30 minutos de exposição e 30 minutos voltados para discussões a respeito do tema. Traga sua caneca e participe!

O evento será presencial, no Anfiteatro 2 do Instituto de Física (IF), e também será transmitido ao vivo pelo instagram do IF, às 12h45.

Eliana Martins Lima é professora Titular de Tecnologia Farmacêutica e Nanotecnologia da Universidade Federal de Goiás. Foi Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFG e pesquisadora visitante no Massachussetts Institute of Technology (MIT). Atua na área de planejamento e desenvolvimento de sistemas inovadores para drug delivery e nanopartículas biomiméticas. É pesquisadora nível 1C do CNPq, tendo concluído mais de 80 orientações, entre mestrado, doutorado e supervisões de pós-doutorado. Possui mais de 120 trabalhos publicados em periódicos científicos internacionais, com milhares de citações em todo o mundo, diversos prêmios e homenagens e é membro da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil. Coordena diversos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação financiados por agências oficiais de fomento e em colaboração com indústrias do setor. Em 2023 foi eleita membro do College of Fellows da Controlled Release Society.

Tema: Com quantas nanopartículas se faz um prêmio Nobel?

Resumo: As nanopartículas lipídicas (LNPs) surgiram na indústria farmacêutica como promissores veículos para o delivery de uma variedade de agentes terapêuticos. A aplicação das LNPs também foi estendida para outras áreas, como imagem médica, cosméticos, nutrição, agricultura e outras. Sua aplicação é destaque como um componente vital das vacinas de mRNA, desempenhando papel fundamental na proteção eficaz e transporte do mRNA para as células. Vamos discutir as diversas plataformas carreadoras de fármacos e outras substâncias, incluindo proteínas e ácidos nucléicos até a nova geração de nanopartículas lipídicas que têm viabilizado terapias mais complexas e especializadas.

Serviço:

O que: Edição do Café com Ciência do IF/UFG

Quando: 5/12, terça-feira, às 12h45

Local: Anfiteatro do IF-2, com transmissão pelo instagram do IF

Tema: Com quantas nanopartículas se faz um prêmio Nobel?

Palestrante: Eliana Martins Lima

Categorias: Café com Ciência