fermi

Acordo de cooperação técnica entre IF e Fermilab é renovado

Por Juan Fabio S. Martins. Em 30/10/23 15:03. Atualizada em 30/10/23 15:18.

Professor Ricardo Avelino Gomes é responsável pela parceria firmada até 2028

O acordo de cooperação técnica firmado entre o Instituto de Física (IF), da UFG, e o Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab), foi renovado e a parceria segue até 2028. O Fermilab é um laboratório de aceleradores norte-americano, gerenciado pela  Fermi Research Alliance LLC, especializado em física de partículas, voltado para investigação da fronteira da intensidade, onde se encontra a física de neutrinos.

Atualmente, a UFG é a única instituição brasileira colaboradora de um dos mais importantes experimentos de neutrinos da atualidade, o experimento NOvA, no FERMILAB, desde 2013 e que tomará dados até 2026. O IF possui um Centro de Operações Remotas de onde são controlados os detectores do NOvA remotamente, e se realiza plantões de tomada de dados. O IF também é colaborador do experimento DUNE (Fermilab), desde seu início como projeto, e tem expectativa de começar a tomar dados em 2027, até cerca de 2040.

O grupo de Física de Altas Energias do IF, liderado pelo professor Ricardo Avelino Gomes, já orientou 4 teses de doutorado, 7 dissertações de mestrado e vários trabalhos de Iniciação Científica, em tópicos relacionados ao Fermilab. Muitos desses ex-alunos hoje trabalham no exterior. Ainda, 2 pesquisadores de pós-doutorado que trabalharam no grupo, hoje são professores nos seus países de origem.

"Esse acordo que acaba de ser renovado com o Fermilab traz muitos benefícios para ambas as partes. Nossos alunos e pesquisadores da UFG têm oportunidades excelentes para exercer um trabalho de excelência e o Fermilab recebe pesquisadores qualificados para realizar suas colaborações internacionais, que demandam pessoal com competências e habilidades em física, programação, instrumentação", ressalta o professor Ricardo.