Andris - Palestra CBFM

Docentes ministram palestra no Congresso Brasileiro de Física Médica

Por Diene Batista. En 29/06/23 11:00 . Actualizado en 30/06/23 09:08 .

27ª edição do evento foi realizada de 12 a 15 de junho, em São Pedro, no interior de São Paulo 

Professores do Instituto de Física (IF) da UFG participaram, como palestrantes, do 27º Congresso Brasileiro de Física Médica, realizado de 12 a 15 de junho, na cidade de São Pedro, no interior de São Paulo.

Na sessão Avanços em Biofotônica, o professor Andris Figueiroa Bakuzis ministrou a palestra convidada Nanoterapia fototérmica: Uma nova promessa para o tratamento do câncer?. Outros dois palestrantes convidados participaram da sessão: Maria José Bell, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Vanderlei Bagnato, da Universidade de São Paulo (USP).

Em sua fala, ele discutiu os resultados obtidos por seu grupo de pesquisa e pelos colaboradores da UFG usando a técnica de terapia fototérmica (TFT) para tratamento do câncer. “Foram apresentados resultados em modelo murino e em modelo canino”, informa. A TFT tem grande potencial para ser utilizada em imunoterapia e vem ganhando destaque na comunidade científica (leia mais aqui). 

Andris explica que dois trabalhos principais foram discutidos. O primeiro tem relação com a tese do egresso do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) Ailton Antônio de Sousa Júnior, orientado pelo docente, com a colaboração dos professores Sebastião Mendanha, do IF/UFG, e Elisângela Silveira, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O trabalho foi publicado na revista Pharmaceutics neste ano e pode ser acessado aqui. O segundo está relacionado à tese da egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) Carla Castelló, realizado com a orientação da professor Marina Pacheco Miguel do IPTSP, e com a colaboração do professor Andris e a da professora Simone Fonseca do IPTSP

“Ambos os trabalhos, que contam com equipes multidisciplinares da UFG de vários institutos, demonstraram uma resposta imunológica proveniente da terapia fototérmica que pode ter importante implicações clínicas no futuro para seres humanos já que pode resultar num aumento da qualidade de vida e tempo de vida dos pacientes”, detalha Andris.

Medicina Nuclear

Já o professor Emerson Nobuyuki Itikawa ministrou a palestra convidada intitulada State-of-the-art of AI applications in Neurology and the role of Medical Physics na sessão Medicina Nuclear, que contou com mais dois professores: Ana Maria Marques , da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Eder Rezende Moraes, da Universidade de São Paulo (USP).

Em sua aula, ele abordou as pesquisas envolvendo uso da Inteligência Artificial (IA) em Medicina Nuclear, Radioterapia e Radiodiagnóstico para diagnóstico e tratamento de patologias cerebrais. Além disso, apresentou as regras e as tendências para publicação de trabalhos envolvendo IA/Machine Learning e Deep Learning na área das imagens médicas, e o papel e as habilidades necessárias do profissional da Física Médica para se qualificar para o mercado de trabalho.

Participação

Além da palestra dos professores, um grupo de 18 graduandos e cinco egressos participou do evento, com apresentações de trabalho. Saiba mais aqui.

Organizado pela Associação Brasileira de Física Médica (ABFM), o evento contou com discussões científicas, tecnológicas e práticas para físicos médico e para profissionais técnicos, tecnólogos, biomédicos e dosimetristas.

Fuente: Comunicação IF/UFG