Física na Escola - Lucas

“Física na Escola” visita mais três unidades de ensino

Par Diene Batista. Sur 07/06/23 11:35. Mise à jour 07/06/23 11:36.

Estudantes da capital acompanharam palestras com professores do Instituto

Fotos: Maria Eduarda Magalhães, monitora do Física na Escola e licenciando em Física

O projeto de extensão Física na Escola, do Instituto de Física (IF) da UFG, chegou a mais três unidades de ensino da capital com palestras voltadas para estudantes do ensino fundamental e médio.

No dia 1º de junho, o professor Ardiley Torres Avelar falou aos alunos do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professor Genesco Ferreira Bretas, sobre o tema Desmistificando a Física. Alunos das turmas de 1º ano da unidade, localizada no Recanto do Bosque, na região Noroeste de Goiânia, acompanharam o evento.

A palestra integrou a programação do UFG com a Escola, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da universidade em parceria com a coordenação da Juventude e com a direção pedagógica da Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc). Além do Física na Escola, o Pátio da Ciência e o Clube de Astronomia Cecília Payne participaram do projeto da UFG. 

Já no dia 2 de junho, a professora Cássia Alessandra Marquezin foi ao Cepi Santa Bernadete, na Vila Nova, região Central de Goiânia, para ministrar a palestra Os impactos da Biofísica. Alunos do 8º ano participaram do evento.

Em 26 de maio, o professor Lucas Chibebe apresentou o tema O maravilhoso mundo dos quanta para cerca de 200 alunos das turmas de 9º ano e do ensino médio do Cepi Sudoeste. Os estudantes lotaram a quadra da universidade de ensino para assistir à palestra.

Entre fevereiro e maio, o Física na Escola vistou 10 unidades de ensino de três cidades: Goiânia, Trindade e Aparecida de Goiânia. Saiba mais aqui

Aproximação

O Física na Escola foi lançado no início deste ano com o objetivo de aproximar a universidade de estudantes do ensino fundamental, médio e técnico.

A coordenação do projeto é do professor Marcus Carrião e tem a monitoria da estudante Maria Eduarda Magalhães, da Licenciatura em Física. Ela acompanha as visitas às escolas e auxilia os palestrantes durante as apresentações.

Solicitação

Até o momento, o Física na Escola possui 19 palestras cadastradas, podem ser solicitadas pelas instituições de ensino por meio do formulário disponível na página do projeto, clicando aqui.

Source: Comunicação IF/UFG

Catégories: Física na Escola UFG com a Escola Extensão Projetos de extensão