Trancamento - V2

Trancamento de matrícula pode ser realizado até dia 05 de junho

Por Diene Batista. Em 29/05/23 08:21. Atualizada em 29/05/23 09:44.

Uma das formas de vínculo com a UFG, procedimento é realizado pelo Sigaa

Alunos de graduação da UFG que não se matricularam em componentes curriculares ou que não conseguem continuar cursando disciplinas podem realizar o trancamento de matrícula do semestre letivo de 2023/1 por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) até a próxima segunda-feira (05/06).

O prazo consta no Calendário Acadêmico do ano de letivo de 2023, que pode ser conferido na íntegra neste link. O trancamento é previsto pelo Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG) e detalhado nos Artigos 72 a 81.

A normativa informa que cada trancamento tem validade de um semestre letivo e pode ocorrer por até quatro semestres letivos, consecutivos ou alternados. O semestre correspondente ao trancamento não será computado no prazo de integralização do curso.

O RGCG também apresenta regras específicas para o trancamento fora do prazo previsto em calendário acadêmico e para o trancamento no semestre de ingresso do curso, por exemplo.

Manutenção do vínculo

O trancamento é uma das formas de vínculo com a UFG elencadas no Artigo 33 do RGCG. Entre elas também estão: matricula em, no mínimo, em um componente curricular; participação em programa de intercâmbio ou de mobilidade estudantil e participação em uma ação de extensão caracterizada como Atividades Curriculares de Extensão (ACEx), desde que tenha cumprido toda a carga horária em componentes curriculares, obrigatórios, optativos e/ou núcleo livre.

A falta de vínculo com a universidade é uma situações que implica na exclusão do estudante da universidade, conforme o Artigo 115 do RGCG. O discente também pode ser excluído em caso de reprovação por falta em todos componentes curriculares em que foi matriculado no semestre de ingresso, mesmo havendo o registro de aproveitamento de disciplinas ou módulos. O esgotando do prazo para a integralização curricular e a reprovação por média e falta (RMF) em todas as disciplinas ou módulos, em dois semestres consecutivos, mesmo havendo trancamento entre eles também geram a exclusão.

Fonte: Comunicação IF/UFG

Categorias: Graduação Trancamento de matrícula Calendário Acadêmico 2023