“Física na Escola” leva palestras para instituições de ensino
Escolas de Goiânia, de Trindade e de Senador Canedo foram visitadas pelo projeto de extensão
Texto: Diene Batista, agente de comunicação do IF/UFG, com informações da monitora Maria Eduarda Magalhães
Fotos: Maria Eduarda Magalhães
Lançado no início deste ano com o objetivo de aproximar a universidade de estudantes do ensino fundamental, médio e técnico, o projeto de extensão Física na Escola, do Instituto de Física (IF) da UFG, já chegou a 10 instituições de ensino da região metropolitana de Goiânia. As palestras passeiam por diversos temas da física e são ministradas por docentes e por técnicos do IF.
Em fevereiro, foram realizados dois eventos. O professor Salviano Leão visitou o Colégio Nova Época (Inova+), em Goiânia, e ministrou a palestra A física do futebol para estudantes do ensino médio. No mesmo mês, a professora Cássia Marquezin falou aos estudantes do Colégio Igor Xavier, em Trindade, sobre Os impactos da Biofísica. As turmas do ensino médio vieram ao IF e acompanharam, também, palestra com a Liga Acadêmica de Física Médica (Lafismed) e visitaram o Pátio da Ciência.
Ao longo do mês de março, ocorreram sete palestras. O professor Romulo Rougemont apresentou o tema Buracos negros multidimensionais fortemente interagentes aos estudantes do Colégio Buriti, em Goiânia. Já o coordenador do Bacharelado em Física, prof. Hebert de Castro, visitou o Colégio Delta, também na capital, e ministrou a palestra Simulando o mundo microscópico no computador: da molécula ao vírus para a turma do terceiro ano.
A física Tatiane Oliveira, que atua no Laboratório Multiusuário de Microscopia de Alta Resolução (Labmic), foi à Escola Municipal Luzia Maria de Siqueira, em Senador Canedo, e palestrou sobre o tema Alice no país da microscopia aos alunos do 8º ano. Já o professor Abraham Ortega falou sobre Fissão Nuclear para as turmas de ensino médio do Colégio Visão SEB e do Colégio Adventista Goianiense.
Ainda em março, o professor Salviano ministrou a palestra A física do futebol para os estudantes do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Assis Chateaubriand, na capital. O docente Norton Gomes foi ao Colégio Elite, em Goiânia, falar aos estudantes do terceiro ano sobre o tema Da filosofia à terceira revolução quântica.
No último dia 4 de maio, a física Tatiane Oliveira foi ao Colégio Estadual Padre Pelágio, em Trindade, e apresentou a palestra Alice no País da Microscopia para as turmas do primeiro ano do ensino médio da unidade de ensino.
O projeto
O Física na Escola é coordenado pelo professor Marcus Carrião e conta com a estudante Maria Eduarda Magalhães, da Licenciatura em Física, como monitora. Ela acompanha as visitas às escolas e auxilia os palestrantes durante as apresentações.
Até o momento, o projeto possui 17 palestras cadastradas, podem ser solicitadas pelas instituições de ensino por meio do formulário disponível na página do projeto, clicando aqui.
Fuente: Comunicação IF/UFG
Categorías: Física na Escola Extensão