Palestra sobre agro-fotônica comemora Dia Internacional da Luz
Tema será abordado por pesquisadores da Embrapa e do IF; evento ocorre amanhã (16/05)
O Instituto de Física (IF) da UFG comemora nesta terça-feira (16/05) o Dia Internacional da Luz com a palestra sobre agro-fotônica, que ocorrerá a partir das 10h30, no Anfiteatro do IF2. O assunto será abordado pela pesquisadora Patrícia Pinheiro, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Arroz e Feijão, e pelos professores Ardiley Torres Avelar e Luis M. G. Abegão, do IF/UFG. Ela trabalha com o grupo de Fotônica do Instituto em pesquisas sobre a aplicação de radiação laser para o controle de pragas. Além da palestra, haverá a exposição de experimentos ópticos.
A programação é aberta a toda comunidade. A organização é da Rede de Laboratórios Integrados em Fotônica (LIFóton) do IF/UFG, que integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Student Chapter Óptica UFG.
O Dia Internacional da Luz foi instituído em 2018 por uma iniciativa mundial organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A data de 16 de maio foi escolhida por ser o dia em que ocorreu a primeira emissão LASER, em 1960.
O objetivo da iniciativa é destacar, anualmente, a contínua apreciação da luz e seu papel na ciência, cultura e arte, educação e desenvolvimento sustentável, e em campos tão diversos como medicina, comunicações e energia.
Tema amplo, a luz permite que diversos setores da sociedade em todo o mundo participem de atividades que demonstrem como a ciência, a tecnologia, a arte e a cultura podem ajudar a alcançar as metas da Unesco – educação, igualdade e paz.
Source: Comunicação IF/UFG
Categories: Dia Internacional da Luz Grupo de Fotônica Student Chapter Óptica UFG