WQD_Site

Instituto de Física participa das ações do “World Quantum Day”

Por Diene Batista. Em 21/03/23 12:01. Atualizada em 21/03/23 13:01.

Programação ocorre no dia 14 de abril e tem o objetivo de divulgar a ciência e a tecnologia quânticas

Texto: Comunicação IF/UFG, com informações do WQD

Arte: Professor Marcus Carrião

O Instituto de Física (IF) da UFG participa do World Quantum Day (Dia Mundial Quântico), iniciativa de cientistas quânticos de todo o mundo, no dia 14 de abril. A programação será realizada a partir das 15 horas, no Espaço Cultural do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), no Setor Leste Vila Nova.

A Mostra de Experimentos, capitaneada pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF), abrirá o evento, no Hall do Espaço Cultural.

Em seguida, às 17 horas, o docente Lucas Chibebe Céleri ministrará a palestra O grande mistério quântico, e às 19 horas o professor Norton Gomes de Almeida abordará o tema Da filosofia às novas tecnologias quânticas.

O evento é aberto a toda comunidade e não é necessário realizar inscrição.

A organização frisa que as palestras “visam divulgar as potencialidades e as realidades dessa nova tecnologia, em especial para o esclarecimento de certas ideias que estão enraizadas no imaginário popular como sendo mecânica quântica mas que, na verdade, nada têm de quântico.”

Conscientização

Criado em 2021, o "World Quantum Day" tem o objetivo de conscientizar o público sobre os avanços e as possibilidades da física quântica, além de fomentar o diálogo entre pesquisadores, empresas e entusiastas da área, em especial da computação e informação quântica.

A computação quântica é uma área da física e da ciência da computação que busca utilizar os princípios da mecânica quântica para processar informações.

Essa tecnologia promete revolucionar a forma como os computadores funcionam atualmente, possibilitando o processamento de dados de forma muito mais rápida e eficiente do que os computadores clássicos.

No site worldquantumday.org, é possível acompanhar os eventos e as atividades ao redor do mundo.

[Serviço]:

O que: World Quantum Day (Dia Mundial Quântico)

Quando: 14 de abril, às 15 horas

Onde: Espaço Cultural da Adufg, Rua 229, Setor Leste Vila Nova

Mais informações: if.ufg.br e worldquantumday.org

Story - WQD

Fonte: Comunicação IF/UFG, com o WQD