Colóquio do IF

Colóquio do IF retoma atividades a partir do dia 17 de janeiro

Por Douglas Arrais. En 13/01/23 10:42 . Actualizado en 13/01/23 10:43 .

Palestra "Biofísica Molecular e a Espectroscopia de Fluorescência" será apresentada pela professora Cássia Alessandra Marquezin, do IF

O Colóquio do IF inicia suas atividades após o recesso acadêmico de 2022/2, no dia 17 de janeiro. A palestra "Biofísica Molecular e a Espectroscopia de Fluorescência" será ministrada pela professora Cássia Alessandra Marquezin, do Instituto de Física (IF) da UFG, a partir das 14 horas, no Anfiteatro do IF2. 

 

A participação vale certificado de horas mediante comprovação de presença, via assinatura de lista, no local do evento.

 

Abaixo, seguem o resumo e o currículo da docente.

 

Resumo

A espectroscopia de fluorescência é uma das principais técnicas empregadas em sistemas biofísicos e bioquímicos, há várias décadas. Embora recentemente venha sendo utilizada para estudar processos biológicos em nível celular, suas aplicações e resultados em nível molecular continuam sendo de extrema importância. 

 

Serão apresentados, neste colóquio, alguns princípios básicos que regem a espectroscopia de fluorescência e, ainda, como é possível obter informações relevantes no nível da biologia molecular empregando dados de fluorescência estática e com resolução temporal.

 

Currículo

Graduada em Física pela Universidade de São Paulo (USP), Cássia Alessandra Marquezin é mestra e doutora em Ciências pela mesma instituição, nas áreas de "Física Aplicada à Medicina" e "Biologia", e pós-doutora pelo Laboratório de Biofísica e Biofotônica da Università Degli Studi di Milano-Bicocca, em Milão, Itália. 

 

Atualmente, a professora desenvolve estudos relacionados à interação de potenciais fármacos com modelos de membranas de célula.

Fuente: IF-UFG