Nota - Bolsas Capes

Nota sobre o contingenciamento imposto à Capes pelo Ministério da Economia

Por Diene Batista. Em 07/12/22 12:00. Atualizada em 07/12/22 12:56.

Medida impacta 200 mil bolsas, que deveriam ser pagas nesta quarta-feira (07/12)

O Instituto de Física (IF), o Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) e o seu Colegiado externam profunda preocupação com o contingenciamento imposto à Capes pelo Ministério da Economia.

A restrição impactou o pagamento de mais de 200 mil bolsas, que deveriam ser pagas nesta quarta-feira (07/12).

Entre elas, dezenas de bolsas de mestrandos e doutorandos em Física do nosso Instituto, que se dedicam, dia a dia, para contribuir com a sociedade por meio de suas pesquisas.

Este contingenciamento se soma aos bloqueios orçamentários que têm impedido universidades e institutos federais de honrarem compromissos básicos, como as contas de luz e de água.

É imprescindível que sejam tomadas providências urgentes para a reversão deste quadro, tendo em vista o papel fundamental que as bolsas têm para a pesquisa no Brasil.

Direção do Instituto de Física

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Física