Sirius

Sirius abre nova chamada para receber propostas de pesquisa

Por Diene Batista. Em 25/11/22 08:53. Atualizada em 25/11/22 09:17.

Chamada adota novo sistema de seleção de pesquisas, mais inclusivo e colaborativo

Foto: CNPEM/Divulgação
O Sirius, a fonte de luz síncrotron brasileira ,projetada e operada pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, abre chamada regular de propostas de pesquisas para as suas seis primeiras estações experimentais. Até o dia 15 de dezembro, pesquisadores interessados em realizar experimentos no Sirius poderão submeter sua proposta. 

As propostas serão selecionadas por um processo que privilegia o mérito científico, avaliado através de sistema de revisão por pares com duplo anonimato. A alocação final de tempo de feixe nas estações de pesquisa será realizada considerando também as distribuições geográficas e a diversidade de áreas científicas.

Além de não ter custos para uso acadêmico, pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras que residam em países da América Latina e Caribe, com propostas aprovadas, podem solicitar auxílio financeiro para a utilização das instalações do Sirius e viagem à Campinas-SP. Os experimentos das propostas selecionadas nesta chamada serão agendados durante o ano de 2023, a partir de 1 março.  Uma nova chamada de pesquisas deve ser aberta no segundo trimestre de 2023. 

Mais informações sobre submissão de propostas e auxílios financeiros podem ser consultadas em Informações para Usuários – LNLS (cnpem.br) e também é possível entrar em contato com o corpo técnico do LNLS para esclarecimento de dúvidas no formulário abaixo. 

Para saber mais informações acesse este link

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Categorias: Sirius CNPEM