Qualificação - Mestrado

Pós-graduação em Física realiza qualificações de mestrado

By Diene Batista. On 11/23/22 08:51 . Updated at 12/07/22 08:08 .

Atividades ocorrerão entre meados de novembro e início de dezembro

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) do Instituto de Física (IF) da UFG realiza entre o final de novembro e o início de dezembro quatro qualificações de mestrado.

Na próxima terça-feira (29/11), a partir das 9 horas, o pós-graduando Artur Fernandes Almeida apresenta o trabalho Elaboração de filmes poliméricos contendo o luminóforo ampyzcad para dispositivos emissores de luz, orientado pelo diretor do IF/UFG, professor Lauro June Queiroz Maia. A sessão avaliativa ocorre no Laboratório de Mídias, localizado no piso superior do IF2. Presidida pelo orientador, a banca examinadora também será composta pelos docentes Cássia Alessandra Marquezin e Hugo José Nogueira Pedroza Dias Mello, ambos professores do IF/UFG.

Já na quinta-feira (1º/12), às 9 horas, a mestranda Gabriella Gonçalves Damas qualifica a dissertação em andamento Quantum refrigerators operating under effective negative temperatures.  A banca será realizada de maneira híbrida, com atividades presenciais no Laboratório de Mídias, localizado no IF2, e apresentação remota por meio da sala virtual meet.google.com/avj-yxjr-wts. O ingresso na plataforma Google Meet deve ocorrer, preferencialmente, pelo e-mail institucional. Gabriella é orientada pelo professor Norton Gomes de Almeida, que preside a banca examinadora. Também serão avaliadores os professores Leonardo Paulo Maia, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), e Alexandre Martins de Souza, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Também orientando do professor Norton, o mestrando Richard Quintiliano Matos apresenta o trabalho Quantum thermodynamics: a modified Otto engine, na sexta-feira (02/12), às 8 horas. A sessão também ocorrerá de maneira híbrida, com atividades presenciais no Laboratório de Mídias, localizado no IF2, e apresentação remota via Google Meet: meet.google.com/kcv-ndzj-azq. Os ouvintes que forem acompanhar a atividade pela internet, devem utilizar, preferencialmente, o e-mail institucional. A banca examinadora será presidida pelo orientador e composta pelos professores Gentil Dias de Moraes Neto, da Zhejiang Normal University, localizada na China, e Rafael de Morais Gomes, também do IF/UFG.

No dia 9 de dezembro, a partir das 08h30, o PPGF realiza o exame de qualificação do pós-graduando Yuri de Jesus Alvim. Ele apresenta a dissertação em andamento Landauer principle in the context of relativistic communication theory. A atividade ocorrerá remotamente, pelo aplicativo Zoom. A sala pode ser acessada neste link, preferencialmente pelo e-mail institucional. O mestrando é orientado pelo coordenador do PPGF, professor Lucas Chibebe Céleri, que preside a banca examinadora. Também compõem os avaliadores os docentes do IF/UFG, professores Rômulo Cesar Rougemont Pereira e Ardiley Torres Avelar.

Andamento da pesquisa

Etapa obrigatória dos cursos de mestrado e doutorado, a qualificação consiste na defesa pública de uma monografia referente ao trabalho em desenvolvimento. O objetivo é verificar o andamento da pesquisa e a maturidade acadêmico-científica do estudante.

O regulamento do programa traz os critérios para o exame em seu Artigo 41. Veja mais informações aqui.

O PPGF alcançou a nota 6, numa escala de 1 a 7, na avaliação quadrienal da Capes. O conceito é tido como “excelente”.

(Nota: Matéria editada em 07/12/2022, às 08h10, para a inserção do link para a qualificação remota do mestrando Yuri de Jesus Alvim, que seria presencial).

Source: Fonte: Comunicação IF/UFG

Categories: PPGF mestrado em física Dissertação de Mestrado