V Workshop PPGF

Workshop do PPGF socializa pesquisas realizadas pelo programa

Por Diene Batista. Em 20/10/22 14:37. Atualizada em 07/11/22 08:49.

Evento terá plenárias e apresentações dos mestrandos e doutorados em Física

Texto: Diene Batista, agente de Comunicação

Artes: Roberto Pena, estagiário de Comunicação, sob a supervisão de Diene Batista, com a contribuição de Rodrigo Amorim e Wilmar Junior, doutorandos do PPGF

Com o objetivo de socializar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas por mestrandos e doutorandos, será realizado no dia 7 de novembro o V Workshop do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) do Instituto de Física (IF) da UFG. A programação ocorre durante todo o dia com plenárias, apresentações de comunicações orais e de pôsteres e é organizada pelo Colegiado do PPGF. O evento é aberto à comunidade interna e externa à UFG. Não é necessário fazer inscrição e a participação vale certificado de horas mediante assinatura de lista de presença.

As conferências ficarão concentradas no período da manhã e terão enfoque no Prêmio Nobel de Física de 2022, que condecorou trabalhos da área de Física Quântica. A plenária com o professor Norton Gomes de Almeida, do IF/UFG, inicia às 9 horas, no Anfiteatro do IF, com o tema Da Filosofia à Terceira Revolução Tecnológica. Em seguida, às 10 horas, serão realizadas as apresentações de pôsteres, que serão expostos no corredor do IF2. Às 11 horas, o professor Marcelo Terra Cunha, do Instituto de Matemática Estatística e Ciência da Computação (IMECC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresenta a plenária Estamos pront@s para as novas Tecnologias Quânticas?. A atividade será remota e os participantes poderão acompanhar a transmissão no Laboratório de Mídias do IF2.  A palestra também será transmitida pelo canal do IF/UFG no YouTube, clicando aqui.

No período da tarde, a programação será reiniciada no Anfiteatro do IF1, com as comunicações orais, que serão realizadas em dois momentos: das 14h às 15h40 e das 16h20 às 17h40. As apresentações serão realizadas por nove pós-graduandos com artigos publicados em periódicos internacionais. Confira os nomes dos discentes e os temas dos trabalhos ao final do texto.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail: colegiado.ppgfis@gmail.com.

Prêmio Discente Destaque

As apresentações orais serão avaliadas por uma comissão que vai condecorar o melhor trabalho com Prêmio Discente Destaque. A entrega do certificado será realizada no dia 11 de novembro, no encerramento da Semana da Física. A banca avaliadora é formada pelos docentes Luís Miguel Gomes Abegão, Rômulo Cesar Rougemont Pereira e Renato Borges Pontes, todos professores do PPGF.

Semana da Física

O V Workshop do PPGF antecede a realização da XXXIX Semana da Física, tradicional evento do IF/UFG, que ocorre de 8 a 11 de novembro, que retorna ao formato presencial após duas edições remotas. Os interessados podem se inscrever pelo site semanadafisicaufg.com, até o dia 4 de novembro. Estudantes do Ensino Médio pagam custar R$ 20; graduandos R$ 50; professores do Ensino Médio e pós-graduandos R$ 70; e doutores R$ 150.

O tema central desta edição é Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23 (IYBSSD, sigla em inglês).

Excelência

O PPGF alcançou a nota 6, numa escala de 1 a 7, na avaliação quadrienal realizada da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O conceito é considerado “excelente” pela entidade. O resultado engloba os anos de 2017 a 2020. Na avaliação anterior, o programa havia obtido a nota 5, definida como “muito bom”.

Confira a programação completa do V Workshop do PPGF:

9 horas: Plenária presencial com o professor Norton Gomes de Almeida
Tema: Da Filosofia à Terceira Revolução Tecnológica

10 horas: Apresentação de Pôsteres
Local: Corredor do IF2

11 horas: Plenária remota com o professor Marcelo Terra Cunha
Local: Laboratório de Mídias do IF2
Tema: Estamos pront@s para as novas Tecnologias Quânticas?

12h às 14 horas: Pausa para almoço

14h às 15h40: 1º Momento de comunicações orais

15h40 às 16h20: Coffee Break
Local: Prédio Central