Novo banner - Semana da Física

Semana da Física: programação terá minicursos e mesas-redondas

Por Diene Batista. En 13/10/22 11:31 . Actualizado en 31/10/22 13:00 .

Evento recebe inscrições para ouvintes e apresentações e ocorre de 8 a 11 de novembro

Texto: Diene Batista, agente de comunicação do IF/UFG

Artes: livres.art.br

Com nove minicursos e duas mesas-redondas, a programação da XXXIX Semana da Física do Instituto de Física (IF) da UFG recebe inscrições para ouvintes até o dia 4 de novembro, pelo site semanadafisicaufg.com. Estudantes do Ensino Médio pagam R$ 20; graduandos R$ 50; professores do Ensino Médio e pós-graduandos R$ 70; e doutores R$ 150. O evento aborda o tema central Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23 (IYBSSD, sigla em inglês) e ocorre de 8 a 11 de novembro, em formato presencial, após duas edições remotas.

Minicursos

Com temáticas que passeiam por diversos temas da Física, cada minicurso oferta 40 vagas e o participante poderá escolher até três deles – um por turno – para se inscrever.

As formações serão comandadas por docentes da graduação e da pós-graduação do IF/UFG, em três períodos: das 08h às 09h30; das 13h às 14h30 e das 20h30 às 21h30.

No período da manhã, ocorrem os minicursos Fotônica aplicada, com o professor Luis Abegão; Tensores via computação algébrico-simbólica usando o Wolfram's Mathematica, com o docente Romulo Rougemont e Processamento de imagens médicas, com o professor Emerson Nobuyuki Itikawa.

Já no período vespertino serão realizadas as formações Introdução à Dinâmica Molecular com Gromacs, com o docente Guilherme Colherinhas de Oliveira; Termodinâmica Quântica, com o professor Norton Gomes de Almeida, e Biossensores com Polímeros Condutores: Fundamentos e Desenvolvimento, com o docente Hugo José Nogueira Pedrosa Dias Melo.

No turno noturno os professores Jefferson Adriany Ribeiro e Rafael Miloni Santucci ministram, respectivamente, as formações Instrumentação para o ensino de física: Estratégias didáticas para o tópico ondas sonoras eArqueologia Galáctica. O horário contemplará também o minicurso de Observação Noturna comandado pelo Clube de Astronomia Cecília Payne.

O resumo dos minicursos pode ser acessado no site: semanadafisicaufg.com.

Mesas-redondas

A programação da Semana da Física também contará com duas mesas-redondas que serão realizadas no último dia do evento: 11 de novembro. A temática Mulheres na ciência: conquistas e desafios será abordada a partir das 11 horas, com a participação de professoras da UFG. A mediação é da professora Hermínia Pessoni, do IF, com a presença das docentes Andréa Rodrigues Chaves, do Instituto de Química (IQ); Janice Pereira Lopes, do, Instituto de Matemática e Estatística (IME); e Rafaella de Castro Georg, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Já a trajetória do Instituto de Física será relembrada em mesa-redonda intitulada 25 anos de IF-UFG: histórico e perspectivas, com a mediação do diretor do IF/UFG, professor Lauro June Queiroz Maia, e a participação dos professores Orlando Afonso Valle do Amaral, ex-reitor da UFG, e Nelson Cardoso Amaral, precursores da Semana da Física. A atividade ocorre a partir das 15h30.

Em seguida, às 16h30, Orlando e Nelson, junto com o professor Fernando Pelegrinni, serão homenageados no encerramento do evento.

Histórico

Realizado desde 1984, pela primeira vez a Semana da Física tem sua comissão organizadora capitaneada por professoras. Em 2022, as docentes Hermínia Pessoni, Cássia Marquezin e Andréia Luisa da Rosa comandam o grupo de graduandos, pós-graduandos e servidores que atuam em diversas frentes para garantir a realização do evento. No total, a comissão é formada por 17 pessoas.

(Nota: Matéria editada em 26/10/2022, às 09h50, para a atualização do prazo e dos valores para inscrição)

Fuente: Comunicação IF/UFG

Categorías: XXXIX Semana da Física Minicursos Mesa-redonda