Jovens doutores

Fapeg e CNPq lançam edital para apoio a jovens doutores em Goiás

Por Diene Batista. Em 06/10/22 07:46. Atualizada em 06/10/22 07:53.

Propostas devem ser submetidas por meio da plataforma OPP Fapeg até o dia 4 de novembro

Foto: Divulgação/Fapeg

O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), lançou nesta quarta-feira, 5 de outubro, a Chamada Pública nº 09/2022 para o Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O edital selecionará projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e de inovação para a concessão de até 60 bolsas de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) e Pós-Doutorado Empresarial (PDI) sob a responsabilidade do CNPq, no valor unitário de R$ 4.100,00 para ambas modalidades, por um período de 24 meses, além de recursos para auxílio à pesquisa, por parte da Fapeg.

O proponente, que será coordenador do projeto, deve submeter a proposta até o dia 4 de novembro exclusivamente pela plataforma eletrônica OPP-Fapeg. Veja no edital as condições de elegibilidade.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o apoio a pesquisadores com titulação em doutorado obtida há menos de sete anos – contados da data limite para submissão das propostas no edital – para prosseguirem com suas atividades de pesquisa no  pós-doutorado junto a grupos e redes de reconhecida excelência no Estado de Goiás, contribuindo para a retenção dos jovens talentos em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) ou em empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e/ou em temas estratégicos no Estado.

Áreas prioritárias
As propostas de projetos devem aderir, preferencialmente, a uma das seguintes áreas estratégicas priorizadas: a) Tecnologias orientadoras: inteligência artificial; internet das coisas; materiais avançados; biotecnologia; nanotecnologia; big data. b) Tecnologias de produção: soluções voltadas para o agronegócio, bioinsumos e minerais para a agricultura, setor automobilístico, indústria têxtil e da moda, mineração, produção de alimentos e farmoquímicos. As soluções poderão incorporar todas as fases, desde o desenvolvimento até a cadeia logística para estes segmentos. c) Tecnologias para o desenvolvimento sustentável e meio ambiente: desenvolvimento de fontes energéticas limpas e renováveis. d) Inovação no Governo: atividades voltadas ao fortalecimento de órgãos e secretarias estaduais, auxiliando a ampliação de competências, inclusão de novas práticas inovadoras e melhoria no desempenho dos processos ofertados nas entidades estaduais através de parcerias com as universidades para o desenvolvimento de projetos de pesquisas de CT&I. e) Educação e Conhecimento.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca desta chamada poderão ser obtidos exclusivamente pelo e-mail atendimento.fapeg@goias.gov.br.

Veja o edital

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fapeg, com edições da Comunicação do IF/UFG

Categorias: Doutorado Pós-Doutorado Fapeg CNPq Bolsas