Nota 6 - PPGF

Pós-Graduação em Física alcança nota 6 em avaliação da Capes

Por Diene Batista. Em 14/09/22 12:05. Atualizada em 16/09/22 08:10.

Resultado preliminar aponta a excelência do mestrado e doutorado do Instituto de Física

Texto: Diene Batista, agente de comunicação do IF/UFG
Arte: Roberto Pena, estagiário de comunicação do IF/UFG, sob a supervisão de Diene Batista

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) do Instituto de Física (IF) da UFG alcançou a nota 6, numa escala de 1 a 7, na avaliação quadrienal realizada da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O conceito é considerado “excelente” pela entidade. O resultado preliminar foi divulgado nesta semana e engloba os anos de 2017 a 2020. Na avaliação anterior, o PPGF havia obtido a nota 5, definida como “muito bom”.

A atual coordenação do programa, composta pelos professores Lucas Céleri e Leandro Bufáiçal, comemora o resultado da avaliação e destaca que “a conquista reflete o árduo trabalho de pesquisadores, discentes e corpo técnico de nosso programa durante três décadas, sempre comprometidos com a busca pela excelência, mesmo diante das mais extremas adversidades”.

O diretor e o vice-diretor do Instituto, professores Lauro June Queiroz Maia e Ardiley Torres Avelar avaliam que o conceito de excelência "reflete a qualidade de tudo o que é desenvolvido em nossa pós-graduação, ao ambiente de integração e colaboração, além de ter um corpo docente, discente e técnicos-administrativos extremamente motivados e engajados".

O PPGF esteve sob a coordenação dos professores Andris Bakuzis e Wesley Bueno Cardoso entre os anos de 2017 a 2020.

Na UFG, outros oito programas foram avaliados nos dois últimos níveis da escala, e 13 com o conceito 5. Veja mais informações aqui.

A divulgação final dos resultados está prevista para dezembro deste ano, de acordo com o cronograma da Capes.

Histórico

O mestrado em Física foi criado em 1992, no então Instituto de Matemática e Física (IMF), e o doutorado em 2008, dando origem ao Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF).

Atualmente, o programa tem nove linhas de pesquisa, todas na área de concentração em Física. São elas: Astrofísica Estelar; Biofísica; Fotônica; Estrutura Eletrônica de Moléculas, Líquidos e Sólidos; Física de Materiais; Física Estatística; Magnetismo e Nanomedicina Térmica; Óptica Quântica e Informação Quântica; e Partículas e Campos.

Conceitos

A aferiação quadrienal da Capes é realizada por pares, com base em informações anuais públicas e transparentes, registradas em separado pelos PPG’s na plataforma comum ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), a Plataforma Sucupira.

Os programas se distribuem em notas 3 (regular), 4 (bom) e 5 (muito bom), e destes últimos se destacam os programas excelentes, com notas 6 e 7, que constituem referências para as áreas. É a partir dos conceitos atribuídos por ela que os programas obtém a renovação do reconhecimento para continuarem funcionando no período subsequente.

Critérios

Os parâmetros da Capes consideram, essencialmente, a produção científica dos professores e dos discentes, a formação do corpo docente, a qualidade da formação dos alunos e o impacto social do programa.

Um dos principais objetivos da avaliação é assegurar ao aluno de mestrado ou doutorado que ele terá aulas e será orientado por professores competentes, cientificamente produtivos e reconhecidos por seus pares, de acordo com a Capes. Outro objetivo é permitir que as próprias instituições avaliadas – faculdades, centros universitários e universidades - tenham uma análise que as ajudará a definir suas políticas de aprimoramento interno.

Fonte: Comunicação IF/UFG, com informações da Capes, do PPGF/UFG e da PRPG/UFG

Categorias: pós-graduação PPGF Capes Avaliação quadrienal