Capa colóquio(380 × 380 px)

Colóquio do IF: evento aborda "Férmions de Majorana em sistemas da matéria condensada"

Por Douglas Arrais. En 02/09/22 12:00 . Actualizado en 02/09/22 12:00 .

Palestra ocorre na próxima terça-feira, 6/09/2022, no Anfiteatro do IF-2

Em sua nova edição, o Colóquio do IF recebe Vanuildo Carvalho, pesquisador e servidor docente do Instituto de Física (IF) da UFG. O evento está marcado para a próxima terça-feira, 6 de setembro de 2022, no Anfiteatro do IF-2, no campus Samambaia. Programado para iniciar às 12h45, o colóquio aborda o tema Férmions de Majorana em sistemas da matéria condensada. A participação vale certificado de horas mediante comprovação de presença via assinatura de lista no local do evento.

Abaixo o resumo do tema central e o currículo do docente.

Resumo
Em 1937, o físico italiano Ettore Majorana propôs a existência de uma partícula fermiônica que seria a sua própria anti-partícula, que ficou conhecida como férmion de Majorana. Embora não há evidências contundentes de que essa partícula apareça como uma excitação elementar no modelo padrão, recentemente começaram a surgir fortes indicações de que os férmions de Majorana emergem como excitações coletivas em sistemas da matéria condensada, mais particularmente nos chamados líquidos de spin quânticos. Nesta palestra, mostrarei como modelos exatamente solúveis que descrevem esses sistemas preveem o aparecimento dessas partículas. Além disso, discutirei alguns resultados experimentais para candidatos a líquidos de spin que suportam a existência dos férmions de Majorana de acordo com as previsões teóricas. Por fim, será mostrado como essas excitações coletivas podem ser utilizadas na promoção de uma força atrativa entre elétrons de condução, levando assim ao fenômeno de supercondutividade topológica.

Currículo
Possui graduação em Física (bacharelado) pela Universidade Federal de Goiás (2009), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Física pela Universidade Federal de Goiás. Entre março de 2014 e fevereiro de 2015, foi aluno de doutorado sanduíche no Institut de Physique Théorique (IPhT) do CEA-Saclay, França. Entre de agosto de 2016 e dezembro de 2020, foi pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi também entre dezembro de 2017 e dezembro de 2018 pesquisador de pós-doutorado na University of Minnesota, Minneapolis, USA. Atualmente, é professor adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG). É ganhador do Prêmio SBF de Tese 2016 na área de Física da Matéria Condensada e Materiais e de uma menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2017 na área de Física/Astronomia. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada Teórica, com ênfase em Supercondutividade, Sistemas Eletrônicos Fortemente Correlacionados, Transições de Fase Quânticas, Líquidos de Spin e Fases Topológicas da Matéria.

Fuente: Comunicação IF/UFG