
Instituto de Física comemora 25 anos de criação
Programação que ocorre no dia 5 de setembro será marcada por homenagens
O Instituto de Física (IF) da UFG celebra na próxima segunda-feira, 5 de setembro, seus 25 anos de criação. A programação do Jubileu de Prata ocorre no Anfiteatro do IF 2, a partir das 9 horas, com a inauguração de galerias de professores eméritos que foram docentes do Instituto e das diretorias que estiveram à frente da gestão de 1997 a 2021. Ex-servidores também serão homenageados com placas de reconhecimento. Além disso, o professor emérito Fernando Pelegrini ministrará a palestra A criação, evolução e consolidação do IF da UFG.
Homenageados
A galeria de professores eméritos vai condecorar os docentes Fernando Pelegrini, Orlando Afonso Valle do Amaral, Ricardo Freua Bufáiçal (in memoriam) e Waldemar Wolney Filho. “É um reconhecimento aos importantes trabalhos desenvolvidos por eles em prol do crescimento e consolidação do IF e da UFG”, frisa o professor Lauro June Queiroz Maia, diretor do IF desde abril de 2021.
Serão homenageados os ex-diretores Orlando Afonso Valle do Amaral, Gilberto Antônio Tavares, Carlito Lariucci, Márcio Adriano Rodrigues Souza, Wagner Wilson Furtado, Fernando Pelegrini, José Nicodemos Teixeira Rabelo, Tertius Lima da Fonseca e Salviano de Araújo Leão.
Histórico
O Instituto de Física foi instalado em 5 de setembro de 1997, após o desmembramento do então Instituto de Matemática e Física (IMF), que também resultou na criação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) e no Instituto de Informática (INF).
Atualmente, o IF possui cerca de 600 estudantes de graduação vinculados aos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Física; Engenharia Física e Física Médica. O Instituto conta ainda com 52 docentes e 12 servidores técnico-administrativos. Os dados são da plataforma Analisa UFG. Já o Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) é o único do Centro-Oeste com nota 5 na avaliação da Capes, numa escala de 1 a 7.
Source: Comunicação IF/UFG