Bolsas Rede LIFóton

Oportunidade: Rede LIFóton da UFG oferta uma vaga para bolsa DTI-B

Por Rodrigo Utino. Em 10/08/22 16:41. Atualizada em 10/08/22 16:41.

Candidatos devem encaminhar Currículo Lattes por e-mail até dia 19

A Rede de Laboratórios Integrados em Fotônica (LIFóton), do Instituto de Física (IF) da UFG, oferta uma vaga para bolsista em Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI), nível B, para atuar em projeto vinculado ao Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A bolsa tem o valor mensal de R$ 3.000,00. Para concorrer à vaga, é preciso possuir título de mestre, doutor ou graduado em curso de Exatas ou Engenharias, com experiência de dois anos em projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), especialmente nas áreas de óptica, espectroscopia, caracterização dos materiais e afins. Os interessados devem encaminhar seu Currículo Lattes para o e-mail pablo@ufg.br até o dia 19/08/2022.

Entre as atividades a serem desenvolvidas, estão o atendimento aos usuários internos e externos do LIFóton, preparação de amostras, realização de medidas físicas, especialmente ópticas/espectroscópicas, confecção de relatórios das medidas/análises, suporte no uso de todos os equipamentos instalados nos laboratórios da Rede LIFóton no IF/UFG, dentre outras.

Rede LIFóton

A Rede LIFóton possui coordenação e vice-coordenação dos professores Lauro June Queiroz Maia e Pablo José Gonçalves, respectivamente, e tem a colaboração de outros 12 pesquisadores da UFG. Sua infraestrutura conta com 12 laboratórios instalados nas dependências do Instituto de Física da UFG.

Hoje, a rede de laboratórios atua em áreas diretamente ou indiretamente voltadas aos setores de energia, comunicação e saúde. São elas: Materiais Avançados para Fotônica; Ópticas Clássica, Biofotônica, Quântica e Não Linear; Instrumentação Óptica, Espectroscopia e Metrologia - Saúde e Comunicações; Sensores; e Displays e Iluminação.

“As linhas de pesquisa atuantes do LIFóton são relevantes e impactantes para o setor econômico e social da região do Centro-Oeste, mas também do Brasil, uma vez que permitem, por exemplo, desenvolver e caracterizar diferentes classes de materiais dielétricos, com propriedades ópticas/fotônicas, utilizados nos setores tecnológicos da comunicação óptica e energia”, explica o coordenador da Rede LIFóton, Lauro Maia.

Serviço:

O que: Seleção de um bolsista para atuar nos laboratórios da Rede LIFóton